
O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) anunciou, após reunião realizada na manhã desta segunda-feira (2), o fim da obrigatoriedade da prova de baliza para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado. A medida passa a valer imediatamente e será aplicada em todo o território paraibano.
De acordo com o superintendente do Detran-PB, Isaias Gualberto, o órgão irá seguir as diretrizes do novo Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, publicado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que define critérios mais objetivos sobre trajeto, percurso e forma de avaliação no exame prático. No entanto, o circuito e o teste de garagem serão mantidos para avaliar os motoristas.
As alterações têm como base a Resolução nº 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que normatiza os procedimentos relacionados à aprendizagem, habilitação e expedição de documentos de condutores, além do processo de formação dos candidatos.
Segundo o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, a retirada da baliza como etapa eliminatória não torna o exame mais fácil, mas sim mais condizente com a realidade do trânsito. “A baliza virou, ao longo do tempo, um exercício artificial, cheio de regras que não dialogam com a condução no mundo real. Ela passa a ser tratada como o que é na vida cotidiana: estacionamento, ao final do percurso”, explicou.
Com a mudança, o foco da avaliação passa a ser o desempenho do candidato no cotidiano, observando aspectos como leitura do trânsito, tomada de decisões, convivência com outros veículos e pedestres. A manobra de estacionamento permanece, mas apenas como finalização do trajeto, sem o antigo ritual mecânico da baliza.
De acordo com a Senatran, as mudanças visam tornar o processo de habilitação mais justo, acessível e fiel à realidade do tráfego brasileiro, reduzindo diferenças regionais e priorizando a direção segura no dia a dia.
Por Patos Online
Linfoma Paraibana de 20 anos é diagnosticada com linfoma após conviver por meses com sintomas considerados comuns: 'Doença não escolhe idade'
Concurso público Paraíba tem 451 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 14 mil
Reclamação Moradora de Condado reclama de coloração escura da água; Cagepa se pronuncia Mín. 22° Máx. 38°