
A provável federação entre União Brasil e Progressistas na Paraíba promete uma briga acirrada de interesses entre famílias tradicionais do estado, com vistas às eleições de 2026, que atualmente integram os blocos de oposição e situação.
O principal conflito envolve o comando do novo grupo, que abrigará o senador Efraim Filho, o deputado federal Damião Feliciano e o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, pelo União Brasil, membros da oposição. Do outro lado, estão o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, que representa também os interesses da senadora Daniella Ribeiro, do deputado federal Aguinaldo Ribeiro e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, todos integrantes da base do governador João Azevêdo.
O PP, de Lucas Ribeiro e Cícero Lucena, busca indicar a pré-candidatura de Lucas ao governo da Paraíba e ocupar espaços na chapa majoritária do governo, possivelmente por meio do deputado federal Mersinho Lucena, vaga pleiteada por Cícero Lucena.
Já o União Brasil, de Efraim Filho e companhia, vem liderando as articulações da oposição para a escolha do pré-candidato ao governo da Paraíba e tenta assumir o comando da pauta em desvantagem, por conta da forte ligação das lideranças do PP com o governo João Azevêdo, que dispõe de maior capacidade de articulação no atual momento.
Em nível nacional, o acordo entre os dois partidos está praticamente selado, sob o comando do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira. Já em solo paraibano, Cícero Lucena defende que o partido seja o ‘cabeça’ das negociações, já que possui um vice-governador em seus quadros, enquanto Efraim argumenta que a presença de um senador com mais quatro anos de mandato dá ao União Brasil a condição de ser o ponto de desequilíbrio da balança.
As duas legendas atualmente têm tamanhos relativamente iguais no estado. O União Brasil possui 22 prefeitos, e o PP, 19. O Progressistas vence por 4 a 2 na divisão de cadeiras na Assembleia Legislativa e por 2 a 1 em relação ao número de deputados federais. Já em nível federal, a federação tornará a bancada em uma das maiores do Congresso, com 106 deputados federais e 19 senadores.
Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos Mín. 23° Máx. 32°