
Beatriz Mendes, mãe de Bernardo Mendes Rodrigues, de 5 anos, procurou o Patos Online na última quinta-feira (19), para fazer uma denúncia acerca da demora no atendimento do filho pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS Infantil) e pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Patos. Segundo Beatriz, desde 2022, Bernardo foi diagnosticado com autismo, TDAH e hiperatividade, com nível de suporte 2, mas está na lista de espera, sem previsão de início das terapias necessárias.
O primeiro laudo médico de Bernardo foi emitido pelo Dr. Thiago Palmeira em 9 de agosto de 2022, quando ele tinha 2 anos e 6 meses. Desde então, novos laudos foram realizados pelo mesmo médico em 22 de março de 2024 e, mais recentemente, pela Dra. Mayra Correia Azevedo, em 3 de julho de 2024. Apesar dos diagnósticos e da entrada no CAPS no ano passado, o menino ainda não recebeu atendimento adequado, conforme relatou a mãe.
“Inicialmente, eles alegaram que Bernardo não teria direito às terapias porque era suporte 1. Voltei com o laudo atualizado, comprovando que ele é suporte 2, mas mesmo assim o colocaram novamente na lista de espera. Meu filho foi diagnosticado com 2 anos e hoje tem 5 anos, e não chamaram ele ainda, por causa disso o quadro só regride” relatou Beatriz.
Preocupada com a falta de avanço no tratamento, a mãe conta que também recorreu ao Ministério Público no ano passado, mas até o momento não obteve resposta.
O Patos Online procurou a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde desde a última quinta-feira (20), na tentativa de obter um posicionamento acerca do caso, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Por Patos Online
Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos Mín. 23° Máx. 32°