
O juiz Adilson Fabrício, da 2ª Vara Criminal de João Pessoa, encaminhou, na semana passada, um dos processos oriundos da Operação Calvário envolvendo o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A decisão do magistrado segue o recente entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a manutenção do foro especial para julgamento de crimes funcionais mesmo após o afastamento do cargo, ainda que a investigação ou a ação penal tenha início depois do fim do mandato.
No despacho, Adilson Fabrício destacou que as acusações apresentadas pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba, referem-se a fatos ocorridos durante o governo de Ricardo Coutinho, entre 2011 e 2018.
“É de bom alvitre ressaltar que a denúncia que embasa o presente caso trata de supostas condutas criminosas perpetradas durante o exercício do mandato do denunciado Ricardo Vieira Coutinho no Governo do Estado da Paraíba”, assinalou o juiz.
A ação penal em questão apura suspeitas de fraudes em licitações na compra de sementes pela Secretaria de Agropecuária e da Pesca, resultando em um prejuízo estimado de R$ 7,6 milhões aos cofres públicos.
“Ante o exposto, considerando a presença do ex-governador da Paraíba Ricardo Vieira Coutinho no rol dos denunciados na presente ação penal, em obediência ao atual entendimento jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal, que definiu que o foro especial por prerrogativa de função para julgamento de crimes funcionais se mantém mesmo após o afastamento do cargo, ainda que o inquérito ou a ação penal comece depois do fim do mandato, c/c o art. 105, inciso I, alínea ‘a’, da Constituição Federal, declino da competência para o Superior Tribunal de Justiça”, determinou o magistrado.
Além dessa ação penal, outros processos relacionados à Operação Calvário tramitam na Justiça Eleitoral. Segundo apuração, a tendência é que essas acusações sejam analisadas pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) antes de também serem remetidas ao STJ.
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações divulgadas pelo Blog Wallison Bezerra
Agenda política Com homenagens, Francisca Motta viabiliza frota de veículos nos 64 anos de Santa Terezinha
Nota de Pesar Francisca Motta lamenta morte do vereador e ex-deputado Edmilson Soares
Suspensão Detran-PB suspende serviços de processos de veículos entre 29 de dezembro e 1º de janeiro
Orçamento 2026 Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas parlamentares e cortes em programas sociais, como o Farmácia Popular
Farra do INSS Presidente da OAB-PB, Harrison Targino, critica “crises artificiais” na política que encobrem problemas centrais do país, como a farra do INSS
Luto na política Morre Edmilson Soares, vereador de João Pessoa e ex-deputado Mín. 23° Máx. 32°