Segunda, 19 de Maio de 2025
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner JC Motos
Banner Dr Romulo
Banner Psique
Banner Chacara Canaa
Banner Hmais Onco
Política AIJE

Justiça Eleitoral considera prova ilícita e julga improcedente Ação Judicial contra prefeito de Areia de Baraúnas

A ação, que alegava a prática de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico durante as eleições de 2024, teve um desdobramento: a consideração de ilicitude de uma gravação ambiental usada como prova.

25/03/2025 às 10h30 Atualizada em 25/03/2025 às 18h54
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

A Justiça Eleitoral decidiu nesta segunda-feira (24) sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela Coligação "Por Amor a Areia de Baraúnas" contra a Coligação "Areia de Baraúnas no Rumo Certo" e os investigados Antônio Gerônimo Duarte Macedo (Toinho Macedo), Rosicleide Porfírio da Silva Alves e Damião Brito Araújo. A ação, que alegava a prática de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico durante as eleições de 2024, teve um desdobramento: a consideração de ilicitude de uma gravação ambiental usada como prova.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com a decisão, a gravação realizada no interior de uma residência em 3 de julho de 2024, foi considerada ilícita por ter sido feita sem autorização judicial, em ambiente privado, e sem o consentimento dos interlocutores. A decisão foi fundamentada em precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabelecem que, no processo eleitoral, é ilícita a prova colhida por meio de gravação ambiental clandestina sem autorização judicial, exceto quando realizada em local público desprovido de controle de acesso.

A Coligação "Por Amor a Areia de Baraúnas" solicitava a cassação dos registros de candidatura dos investigados, a declaração de inelegibilidade por oito anos e o pagamento de multa, com base no vídeo que supostamente mostrava o pagamento de R$ 25 mil a um eleitor como parte de um esquema de compra de votos.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

A defesa dos investigados argumentou a ilegitimidade da coligação no polo passivo e a ilicitude da prova, alegando inexistência de elementos suficientes para comprovação de captação ilícita de sufrágio ou abuso de poder.

A Justiça Eleitoral acolheu a preliminar de ilicitude da gravação, desconsiderando-a como prova, e a juíza Anna Maria do Socorro Hilário Lacerda julgou improcedente a AIJE. 

Continua após a publicidade
Banner Psique

"Recebo com muita serenidade esta sentença e comemoro junto ao povo de Areia de Baraúnas a força da vontade popular e democrática do povo que fizeram suas escolha na urna e não seria essa escolha derrubada por uma ação ilícita do nosso opositor. A prioridade é lutar para desenvolver nosso município", pontou o prefeito Toinho Macedo.

Confira abaixo a decisão na íntegra:

Clique aqui para ver o documento "0600487-68.2024.6.15.0028 (5).pdf"

 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Areia de Baraúnas - PB
Areia de Baraúnas - PB
Sobre o município Areia de Baraúnas é um município do estado da Paraíba, localizado na Região Geográfica Imediata de Patos e parte da Região Metropolitana de Patos. Fundado em 1916 e elevado a município em 1994, possui uma população de 2.126 habitantes e abrange uma área de 96 km². Seu nome provém de uma árvore típica da região, a baraúna. O clima predominante é o semiárido, caracterizado por chuvas de verão.
Patos, PB Atualizado às 04h06 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Ter 31°C 22°C
Qua 31°C 21°C
Qui 31°C 21°C
Sex 34°C 21°C
Sáb 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras