
O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) usou o perfil dele no X para acusar, nesta terça-feira (25/3), o Supremo Tribunal Federal (STF) de criar regras que o prejudicariam.
Nesta terça, a Primeira Turma da Corte começou a julgar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que acusa o ex-mandatário nacional de liderar uma suposta trama golpista, iniciada em 2022. Caso a denúncia seja aceita, Bolsonaro e os aliados dele se tornam réus, e haverá a marcação de um julgamento.
Bolsonaro cita na postagem que, em dezembro de 2023, o STF alterou o Regimento Interno da Corte para que as ações penais originárias tramitassem em turmas em vez do Plenário do Supremo. As turmas funcionam como uma divisão do plenário do STF, composto por 11 ministros. Existem duas delas no tribunal.
Na mensagem, Bolsonaro continua e afirma que “há apenas duas semanas” o STF alterou o entendimento a respeito da prerrogativa de foro.
“O STF mudou novamente seu entendimento sobre a prerrogativa de foro, ampliando sua competência para alcançar réus que não exercem mais função pública — contrariando jurisprudência consolidada desde 2018”, afirma Bolsonaro em trecho da postagem.
Nesta terça, houve a leitura da denúncia pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, manifestações das defesas e a leitura do relatório do caso, tarefa que coube ao relator da ação, ministro Alexandre de Moraes.
Bolsonaro falou apenas no desembarque em Brasília, nesta terça. Após a suspensão do julgamento, ele deixou o STF em silêncio. A Primeira Turma retoma o caso na manhã da quarta-feira (26/3).
Fonte: Metrópoles
Avaliação Segundo Domiciano avalia 2025 e reafirma desejo de representar o Sertão na ALPB
Emancipação Política Mãe d’Água celebra 64 anos de Emancipação Política com programação cívica, entregas e shows
Segurança Nova lei garante segurança especial para autoridades que atuam contra o crime organizado na Paraíba
Impeachment Oposição suspende recesso para pressionar por impeachment de Moraes, anuncia Cabo Gilberto
Tentativa de fuga Paraguai entrega Silvinei Vasques à PF na fronteira com o Brasil
Prisão Zambelli apanha na cadeia e advogado consegue transferência de cela
Eleições 2026 Lula lidera cenários de 1º turno e empata com Flávio, Tarcísio, Michelle e Ratinho no 2º turno, aponta levantamento do Paraná Pesquisas
Preso Condenado pelo STF, ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso em aeroporto no Paraguai
Greve TST determina funcionamento mínimo de 80% dos Correios durante greve Mín. 23° Máx. 37°