
A coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Giglielli Rodrigues, afirmou à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, que os acidentes de trabalho na construção civil e os acidentes de trajeto viário — envolvendo trabalhadores em deslocamento — estão entre as principais causas de afastamento laboral. Ela destacou o Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre segurança e saúde no trabalho, em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril.
Segundo Giglielli, os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), vinculado ao SUS, apontam também um número significativo de afastamentos entre profissionais de saúde, principalmente por exposição a materiais biológicos, além de casos de dermatoses ocupacionais relacionadas ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
“São diversos tipos de acidentes de trabalho, mas os mais comuns são entre os trabalhadores da construção civil e os acidentes de trajeto — de casa para o trabalho e vice-versa. Em seguida, vêm os acidentes com exposição a materiais biológicos entre profissionais da saúde, dermatoses ocupacionais, problemas de pele e transtornos mentais. No ranking, essas são as principais motivações”, explicou a coordenadora.
Ela acrescentou que entre os transtornos mentais mais recorrentes estão a ansiedade, depressão, exaustão e a síndrome de burnout, também conhecida como esgotamento profissional.
A coordenadora também chamou atenção para o alto número de subnotificações nos registros oficiais e reforçou a importância da notificação adequada dos casos, por parte dos profissionais e instituições, para que as autoridades possam implementar ações preventivas e de proteção mais eficazes.
Ação solidária Ação solidária liderada pelo empresário Gutemberg Segundo distribui mais de 300 cestas básicas em bairros de Patos
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos Mín. 23° Máx. 37°