
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília, com quadro clínico estável. Segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (28/4), ele continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com o boletim, Bolsonaro segue sem dor ou febre, com pressão arterial controlada e com melhora progressiva dos exames laboratoriais do fígado.
Apesar da gastroparesia, retardo do esvaziamento do estômago, há sinais de movimentos intestinais espontâneos.
“Hoje, iniciaremos a oferta oral de água, chá e gelatina. Mantém-se o suporte calórico e nutricional por via parenteral (endovenosa). Continua realizando a fisioterapia motora e recebendo as medidas de prevenção de trombose venosa”, diz o documento.
O ex-presidente passou por uma cirurgia de 12 horas para tratar uma obstrução intestinal há duas semanas. Ele tem visitas ainda restritas e não tem previsão de alta.
Assinam o boletim desta segunda-feira Cláudio Birolini, médico-chefe da equipe cirúrgica; Leandro Echenique, médico cardiologista; Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior, coordenador da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital DF Star; Brasil Caiado, médico cardiologista; Guilherme Meyer, diretor médico do DF Star; e Allisson Barcelos Borges, diretor-geral do DF Star.
Apesar da melhora, Bolsonaro se queixou dos soluços. “Ainda persisto com sinais de gastroparesia (retardo no esvaziamento do estômago) e soluços que tiram qualquer ser humano do sério, mas sendo clinicamente controlados e acompanhados”, disse ele.
A publicação foi feita após a divulgação do novo boletim médico, que informou o início da oferta oral de água, chá e gelatina.
De acordo com Bolsonaro, o início da oferta oral acontece de forma cautelosa. “Hoje, de forma cautelosa, a equipe médica iniciou a oferta oral limitada de água, chá e gelatina, devido a sinais de movimentos intestinais iniciais. Paralelamente, continuo realizando fisioterapia motora controlada para a recuperação da massa muscular perdida pelo período de repouso e sigo recebendo medidas de prevenção contra trombose venosa”.
Ver essa foto no Instagram
A cirurgia de Bolsonaro, que durou cerca de 12 horas, teve como objetivo a remoção de aderências intestinais — conhecidas como bridas — e a reconstrução de parte da parede abdominal. Essas alterações são comuns em pacientes que passaram por cirurgias abdominais anteriores e podem causar dor, obstruções e outros sintomas.
Fonte: Metrópoles
Agenda política Nabor e Lucas prestigiam encerramento da 1ª ExpoPatos e chegada do Papai Noel
Eleições 2026 Discussão sobre vaga de vice na chapa com Lucas Ribeiro ficará para 2026, afirma Adriano Galdino
Emancipação Política Salgadinho confirma programação da festa pelos 64 anos de Emancipação Política com Seu Desejo, Michelle Andrade e muito mais
Eleições 2026 Adriano Galdino desiste da pré-candidatura ao Governo da Paraíba e anuncia que disputará reeleição para deputado estadual
Eleições 2026 Pesquisa DataDucks/Patos Online vai revelar a opinião dos patoenses sobre as eleições de 2026 e a atuação dos agentes públicos
Suspensão TJPB suspende lei que autorizava entrada de alimentos em cinemas e shows na Paraíba Mín. 22° Máx. 36°