
Uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), impactará diretamente a dinâmica política das Câmaras Municipais em todo o país, incluindo a Câmara Municipal de Patos, conhecida como Casa de Juvenal Lúcio de Sousa.
Em novembro de 2024, Mendes considerou inconstitucional a regra que permitia a eleição antecipada dos integrantes da Mesa Diretora para o segundo biênio de cada legislatura — ou seja, a qualquer momento até o terceiro ano legislativo. A decisão foi tomada por unanimidade no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7733, na sessão virtual encerrada em 18 de novembro do ano passado (2024). A ação foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra dispositivo do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), sob o argumento de que a norma feria os princípios da alternância de poder.
Na prática, isso significa que Câmaras Municipais que já vinham adotando essa antecipação — como ocorreu em Patos e em outras casas legislativas da região — não poderão mais realizar a escolha da nova Mesa Diretora antes do período regular.
Em seu voto, Gilmar Mendes destacou que a jurisprudência do STF entende que eleições próximas ao início do novo biênio fortalecem a democracia, garantindo a representatividade e a periodicidade dos pleitos. Por outro lado, as eleições antecipadas tendem a favorecer grupos políticos majoritários e influentes no momento da votação, sem necessariamente refletir o desejo predominante no biênio seguinte.
Para harmonizar as disposições constitucionais, Mendes definiu que as eleições das Mesas Diretoras para o segundo biênio devem ocorrer a partir de outubro do ano anterior ao término do primeiro biênio, “em respeito à legitimidade do processo legislativo e à expressão política da composição atual da casa”.
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Segurança nas UPAs Em sessão ordinária, Vereadora Perla Gadelha solicita reforço da Guarda Municipal nas UPAs
Advocacia Noite da Advocacia celebra conquistas e fortalece a classe em Patos
MAIS ÁGUA CAGEPA confirma ampliação da adutora de Coremas após pedidos de Hugo e Francisca Motta
Prisão Polícia prende último suspeito de envolvimento no caso da ossada encontrada na zona rural de Patos e do desaparecimento de mulher
POSSE Advogado Héber Tiburtino toma posse como vereador na Câmara Municipal de Patos
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Salgadinho celebra 64 anos de emancipação política com grande festa popular
Hospital Infantil Hospital Infantil registra aumento na assistência às crianças, com ampliação de atendimentos e cirurgias pediátricas
Mín. 23° Máx. 36°