
Na tarde desta segunda-feira (12), um cão em situação de rua foi encontrado agonizando na Praça Nossa Senhora de Fátima, no bairro Belo Horizonte, em Patos (PB), e acabou morrendo horas depois, sem receber nenhum tipo de atendimento emergencial. O episódio foi registrado por populares e ativistas da causa animal e gerou revolta e comoção nas redes sociais.
Segundo relatos de uma protetora independente, o animal já apresentava sinais de sofrimento desde o início da manhã.
“Desde de manhã esse cachorro estava se tremendo, agonizando. Postamos nas redes, avisamos em grupos, mas ninguém apareceu para ajudar. Uma amiga foi lá à noite, tentou dar um medicamento, mas já o encontrou morto, deitado entre as plantas”, contou a ativista, visivelmente abalada.
O cão demonstrava sintomas compatíveis com cinomose, uma doença viral altamente contagiosa entre cães, que causa convulsões, tremores musculares, fraqueza e, em muitos casos, é fatal. A suspeita levanta ainda mais preocupação sobre a falta de um protocolo emergencial para casos de zoonoses e enfermidades graves em animais de rua.
De acordo com os ativistas, o Canil Municipal de Patos funciona apenas no turno da manhã, das 7h às 11h30, e não possui um canal público de atendimento fora desse horário, o que dificulta resgates urgentes como o que ocorreu nesta segunda.
Além disso, ONGs locais afirmam que não recebem animais com suspeita de cinomose, alegando risco de contágio e falta de estrutura para isolamento. O Hospital Veterinário (HV) também não realiza atendimentos a casos de rua com doenças infectocontagiosas, o que, na prática, cria um vazio na assistência aos animais doentes em situação de abandono.
O Patos Online deixa o espaço aberto caso a Secretaria de Bem-Estar Animal queira se pronunciar em relação ao caso.
Por Patos Online
Polêmica Vereador Galeguinho da Van cobra organização e levanta suspeita de favorecimento no fornecimento de água na zona rural; secretário de Agricultura se pronuncia. Ouça
Luto! Falece em Recife a patoense Jaira Barbosa, após longa luta contra o câncer
É CALOR! Patos registra 40°C e enfrenta umidade do ar de deserto nesta quarta-feira (5), aponta Climatempo
Rodízio Rodízio no abastecimento de água em Patos terá início no dia 17 de novembro; paradas serão realizadas duas vezes por semana
Voto de Aplauso Câmara Municipal concede Voto de Aplauso ao Coral Municipal de Patos
Judô Patoense Judoca patoense Paulo Neto disputará o Troféu Brasil e Grand Prix de Judô em Belo Horizonte
Natal 2025 Prefeitura de Patos abre Chamada Pública para comerciantes do segmento de doceria participarem da Feira Natalina 2025
Pesquisa de preços Pesquisa combustível: Procon observou que não houve alterações significativas nas médias de preço
Ciência Pesquisadora paraibana defende popularização da ciência e aposta nas redes sociais como ferramenta de transformação social Mín. 22° Máx. 38°