
Uma decisão da Justiça reconheceu o direito de um servidor público municipal de Patos à redução de 50% em sua carga horária de trabalho, sem prejuízo salarial, para que possa se dedicar ao acompanhamento terapêutico de seu filho, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A sentença foi proferida após ação de obrigação de fazer promovida pela mãe da criança contra o Município de Patos.
Segundo os autos do processo, foi comprovado, por meio de laudos e relatórios médicos, que o filho da autora necessita de cuidados especiais e acompanhamento contínuo em diversas terapias. A decisão judicial destaca que o pedido encontra respaldo legal na própria legislação municipal, mais especificamente no artigo 99 da Lei Complementar Municipal nº 20/2022, que prevê a possibilidade de concessão de jornada diferenciada a servidores com filhos com deficiência que demandem apoio de terceiros.
Apesar de a lei utilizar o termo "poderá ser concedido", o juiz entendeu que, diante dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil em tratados com status de emenda constitucional (como o Decreto nº 6.949/2009), a concessão deve ser interpretada como um poder-dever do Estado, sempre que comprovada a necessidade.
A decisão faz referência, ainda, à recente tese fixada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do Tema 1097, que estende aos servidores públicos estaduais e municipais o direito previsto no artigo 98, §§ 2º e 3º, da Lei Federal nº 8.112/1990, que trata da redução de jornada para servidores com filhos com deficiência.
Na sentença, o juiz julgou procedente o pedido da servidora, determinando a redução da jornada semanal em 50%, nos termos da legislação municipal, com manutenção integral da remuneração e sem necessidade de compensação de horas. A servidora deverá apresentar, anualmente, relatório médico ou psicológico comprovando a continuidade da necessidade de acompanhamento terapêutico do filho. A decisão já foi homologada pelo juiz togado, Dr. Bruno Medrado.
O advogado Taciano Fontes, que representou o servidor, afirmou que a decisão é uma vitória e pode abrir caminho para que outros servidores municipais, na mesma situação, possam cuidar melhor de seus filhos com as mesmas necessidades.
Patosonline.com
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Segurança nas UPAs Em sessão ordinária, Vereadora Perla Gadelha solicita reforço da Guarda Municipal nas UPAs
Advocacia Noite da Advocacia celebra conquistas e fortalece a classe em Patos
MAIS ÁGUA CAGEPA confirma ampliação da adutora de Coremas após pedidos de Hugo e Francisca Motta
Prisão Polícia prende último suspeito de envolvimento no caso da ossada encontrada na zona rural de Patos e do desaparecimento de mulher
POSSE Advogado Héber Tiburtino toma posse como vereador na Câmara Municipal de Patos
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Salgadinho celebra 64 anos de emancipação política com grande festa popular
Hospital Infantil Hospital Infantil registra aumento na assistência às crianças, com ampliação de atendimentos e cirurgias pediátricas
Mín. 23° Máx. 36°