
O advogado previdenciarista Waldey Ideão explicou à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, os procedimentos que estão sendo adotados pelo INSS para o ressarcimento dos valores descontados indevidamente dos benefícios.
De acordo com o advogado, o governo iniciou, nesta quinta-feira, dia 15, as primeiras notificações no aplicativo Meu INSS, com o objetivo de identificar as pessoas prejudicadas por fraudes previdenciárias. O sistema já está disponibilizando meios para que o beneficiário solicite a devolução, indicando o valor do desconto e a entidade associativa ou sindical que recebeu os valores de forma indevida.
“Você pode requerer a devolução diretamente no aplicativo, indicando qual desconto você não reconhece. Isso será analisado pelo INSS por meio da plataforma e, posteriormente, o valor será restituído. É preciso que o beneficiário informe que não reconhece o desconto. Quem não souber manusear o aplicativo deve procurar um advogado de sua confiança para realizar o procedimento”, disse o especialista.
Sobre a questão dos empréstimos consignados, Waldey Ideão esclareceu que algumas instituições financeiras têm feito contratações automáticas, seja por renovação automática, seja por meio de fotos. Ele orientou os beneficiários a procurarem um especialista para tentar reaver os valores cobrados indevidamente.
Ele finalizou dizendo que os prejuízos são passíveis de indenização, uma vez que se tratam de serviços não solicitados, e que os segurados devem, no mínimo, ter o direito ao ressarcimento dos valores descontados sem autorização.
Pedido de ajuda Moradora pede ajuda para cão de rua ferido no Conjunto São Judas Tadeu, em Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos
Nota de falecimento Morre em Patos Maria Eleuteria de Assis, aos 84 anos
Problema comum Moradora da Zona Oeste de Patos reclama de galeria estourada e buracos próximos a uma creche municipal Mín. 23° Máx. 37°