A vereadora Brenna Nóbrega (PSB) apresentou, na Câmara Municipal de Patos, um áudio do secretário de Estado da Saúde (SES), Ary Reis, no qual ele demonstra preocupação diante da cobrança da deputada estadual Francisca Motta (Republicanos) sobre a instalação do Centro de Atendimento ao Autista na cidade de Patos.
A parlamentar relatou ter ouvido do secretário que não recebeu nenhuma demanda referente à construção do centro em Patos, alegando não ter sido encaminhado qualquer documento pela Secretaria de Desenvolvimento Humano.
No áudio, o secretário afirma:
“A Secretaria de Saúde não recebeu nenhum pleito para a elaboração de projeto ou execução de projeto já elaborado de Centro de Atendimento ao Autista ou de Centro Especializado de Reabilitação para o município de Patos. Neste momento, estamos executando três centros especializados em reabilitação nos municípios de Itabaiana, Mamanguape e Esperança, além de realizarmos reformas em Itabaiana e Picuí”, disse Ary Reis.
O secretário acrescentou ter tomado conhecimento de que a solicitação estava sob a responsabilidade da secretária Pollyana Werton, mas ressaltou que isso não impede a Secretaria de Saúde de elaborar o projeto e pleitear recursos para a construção do centro, a fim de atender à comunidade.
ENTENDA O CASO
Na última terça-feira, 14, a deputada estadual Francisca Motta fez um apelo durante os trabalhos na Assembleia Legislativa da Paraíba, cobrando a imediata instalação do Centro de Atendimento ao Autista na cidade de Patos.
Francisca demonstrou indignação e preocupação com a situação, destacando que equipes da Secretaria de Desenvolvimento Humano já estiveram diversas vezes em Patos, tendo inclusive selecionado o imóvel com melhor estrutura física. No entanto, o equipamento segue sem funcionamento, prejudicando centenas de famílias que dependem de atendimento especializado para crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A deputada reforçou ainda que tem recebido diversas demandas de pais e mães de crianças com TEA, que aguardam, com ansiedade, o início das atividades do centro. Ela afirmou acreditar que o governador João Azevêdo (PSB) não está ciente da morosidade que envolve a instalação da unidade, e ressaltou que essa é uma causa urgente, que exige sensibilidade e prioridade do governo.
Mín. 22° Máx. 33°