
A manhã desta quarta-feira, 21 de maio, foi marcada por uma grande mobilização social no centro de Patos. A caminhada do Maio Laranja, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), reuniu representantes da rede de proteção, escolas públicas e privadas, projetos sociais, entidades religiosas e a sociedade civil para reforçar o compromisso do município no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Com saída da Praça Edvaldo Mota e destino à Praça Getúlio Vargas, a ação teve o apoio da Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e representou o ápice da campanha do Maio Laranja no município.
A presidente do CMDCA, Juliana Simplício, destacou a força coletiva da mobilização:
“Trata-se de uma mobilização da sociedade civil onde a gente reforça o ato do Maio Laranja, para que toda a sociedade se sensibilize com essa ação. A campanha é intensificada em maio, mas segue durante todo o ano com ações do sistema de garantia de direitos, sempre com o protagonismo dos adolescentes.”
A caminhada também contou com a presença de Joana Darc, coordenadora do projeto Abenal, que relembrou o pioneirismo de Patos na realização da campanha:
“Eu digo sempre: Patos é um dos primeiros municípios brasileiros a fazer a campanha do 18 de Maio. A lei foi aprovada em 2000, e em 2003 já estávamos realizando ações por aqui, enquanto outros lugares ainda não se davam conta da importância desse trabalho. O Maio Laranja só dá visibilidade, mas o trabalho é contínuo de enfrentamento a essas violências contra nossos meninos e meninas.”
Ao final da caminhada, as crianças assistiram a uma apresentação artística do grupo Operação Resgate e participaram do plantio simbólico de uma árvore, gesto que reforça a esperança e o cuidado com o futuro da infância e da adolescência.
A Prefeitura de Patos reafirma seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes e parabeniza o CMDCA, as instituições parceiras e toda a sociedade civil pela mobilização. O enfrentamento à violência sexual é uma responsabilidade de todos e deve ser contínuo, durante todo o ano.
Secom – Prefeitura de Patos
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos Mín. 23° Máx. 37°