
O chefe do Cartório Eleitoral da 28ª Zona, em Patos, Rogério Dantas, informou à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM de Patos, que os 1.877 eleitores que devem ter o título cancelado ainda poderão regularizar o documento mesmo após o cancelamento.
Segundo Rogério, a medida do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exclui os eleitores que perderam o prazo final para regularização, encerrado na última segunda-feira (19), mas permite que eles regularizem o título se comparecerem ao cartório eleitoral onde estão inscritos até o fechamento do cadastro para as eleições de 2026, que ocorre em maio do próximo ano.
“No caso de Patos, esse número de eleitores é 1.877, mas vale lembrar que, embora tenham o título cancelado, eles podem restabelecer a inscrição e voltar a constar no cadastro. Para isso, basta comparecer à Central de Atendimento ao Eleitor, que fica na Rua João Olinto, esquina com a Pedro Firmino, e fazer a regularização”, explicou o chefe do cartório.
Ele acrescentou que o prazo teve por finalidade chamar os eleitores que não compareceram às urnas, não justificaram as ausências nem quitaram as multas relativas às três últimas eleições para regularizar o documento. Mas, uma vez cancelado, o título ainda poderá ser reativado, evitando, assim, a necessidade de uma nova inscrição.
“Essa regra de cancelamento aplica-se aos eleitores entre 18 e 70 anos de idade. Os facultativos, analfabetos e pessoas que ainda não completaram 18 anos estão isentos desse cancelamento”, acrescentou Rogério Dantas.
Ouça:
Dos 1.949 eleitores de Patos passivos de cancelamento, apenas 61 atualizaram sua situação dentro do prazo, enquanto outros três poderão ser cancelados em procedimento posterior, e oito eleitores não estão sujeitos ao cancelamento por terem mais de 70 anos — faixa etária em que o voto é facultativo.
Na divisão por sexo, segundo o TSE, o universo de eleitores faltosos e pendentes em Patos é composto por 1.256 do sexo masculino (64%) e 693 do sexo feminino (36%).
Já na divisão por grau de escolaridade, temos:
· 661 com ensino fundamental incompleto (33,91%);
· 396 com ensino médio completo (20,32%);
· 313 que declararam saber ler e escrever (16,06%);
· 289 com ensino médio incompleto (14,63%);
· 151 com ensino fundamental completo (7,75%);
· 86 com ensino superior completo (4,41%);
· 53 com ensino superior incompleto (2,72%).
Na divisão por faixa etária, a maior parte dos eleitores pendentes — 574 pessoas (29,45%) — tem entre 25 e 34 anos. Outros 330 eleitores (16,93%) são idosos entre 60 e 69 anos, faixa etária em que o voto ainda é obrigatório.
Solidariedade Projeto “Refúgio do Sol” leva climatizadores e equipamentos hospitalares ao Lar dos Velhinhos de Patos
Balanço positivo Patos tem o 6º maior PIB da Paraíba e crescimento de 15,62%, aponta o IBGE
Falta de água Moradora do bairro Santa Clara, em Patos, reclama de problemas no abastecimento há vários dias
Nota de falecimento Morre em Patos o comerciante Antônio Menino Leite, aos 68 anos
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Transtornos Moradora relata transtornos com galeria estourada que vem retornando para sua residência na Vila Cavalcante, em Patos Mín. 23° Máx. 37°