Quinta, 22 de Maio de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Chacara Canaa
Banner Psique
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner JC Motos
Banner Dr Romulo
Locais Última chance

Chefe do Cartório Eleitoral da 28ª Zona afirma que eleitores com título cancelado ainda poderão regularizar o documento

Segundo ele, o prazo teve por finalidade chamar os eleitores que não compareceram às urnas, não justificaram as ausências nem quitaram as multas relativas às três últimas eleições para regularizar o documento.

22/05/2025 às 14h00 Atualizada em 22/05/2025 às 16h34
Por: Genival Júnior Fonte: Genival Junior
Compartilhe:
Imagem: Política Para Quem Gosta
Imagem: Política Para Quem Gosta

O chefe do Cartório Eleitoral da 28ª Zona, em Patos, Rogério Dantas, informou à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM de Patos, que os 1.877 eleitores que devem ter o título cancelado ainda poderão regularizar o documento mesmo após o cancelamento.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo Rogério, a medida do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exclui os eleitores que perderam o prazo final para regularização, encerrado na última segunda-feira (19), mas permite que eles regularizem o título se comparecerem ao cartório eleitoral onde estão inscritos até o fechamento do cadastro para as eleições de 2026, que ocorre em maio do próximo ano.

“No caso de Patos, esse número de eleitores é 1.877, mas vale lembrar que, embora tenham o título cancelado, eles podem restabelecer a inscrição e voltar a constar no cadastro. Para isso, basta comparecer à Central de Atendimento ao Eleitor, que fica na Rua João Olinto, esquina com a Pedro Firmino, e fazer a regularização”, explicou o chefe do cartório.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Ele acrescentou que o prazo teve por finalidade chamar os eleitores que não compareceram às urnas, não justificaram as ausências nem quitaram as multas relativas às três últimas eleições para regularizar o documento. Mas, uma vez cancelado, o título ainda poderá ser reativado, evitando, assim, a necessidade de uma nova inscrição.

“Essa regra de cancelamento aplica-se aos eleitores entre 18 e 70 anos de idade. Os facultativos, analfabetos e pessoas que ainda não completaram 18 anos estão isentos desse cancelamento”, acrescentou Rogério Dantas.

Continua após a publicidade
Banner Psique

Ouça:


Roegério Dantas - Crédito: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas FM

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Dos 1.949 eleitores de Patos passivos de cancelamento, apenas 61 atualizaram sua situação dentro do prazo, enquanto outros três poderão ser cancelados em procedimento posterior, e oito eleitores não estão sujeitos ao cancelamento por terem mais de 70 anos — faixa etária em que o voto é facultativo.

Na divisão por sexo, segundo o TSE, o universo de eleitores faltosos e pendentes em Patos é composto por 1.256 do sexo masculino (64%) e 693 do sexo feminino (36%).

Já na divisão por grau de escolaridade, temos:

·         661 com ensino fundamental incompleto (33,91%);

·         396 com ensino médio completo (20,32%);

·         313 que declararam saber ler e escrever (16,06%);

·         289 com ensino médio incompleto (14,63%);

·         151 com ensino fundamental completo (7,75%);

·         86 com ensino superior completo (4,41%);

·         53 com ensino superior incompleto (2,72%).

Na divisão por faixa etária, a maior parte dos eleitores pendentes — 574 pessoas (29,45%) — tem entre 25 e 34 anos. Outros 330 eleitores (16,93%) são idosos entre 60 e 69 anos, faixa etária em que o voto ainda é obrigatório.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 17h06 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 33°

Sex 34°C 21°C
Sáb 35°C 20°C
Dom 34°C 21°C
Seg 33°C 20°C
Ter 32°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras