
Uma grave falha no sistema de cadastro da Prefeitura de Patos está repercutindo na cidade e gerando indignação. O mototaxista Francinaldo Firmino dos Santos, morador de Patos, foi surpreendido com 808 boletos de IPTU em seu nome, totalizando a quantia de R$ 168.691,49, mesmo sem possuir nenhum imóvel registrado em cartório. O caso foi denunciado pelo vereador Josmá Oliveira (MDB) na tribuna da Câmara Municipal de Patos e ganhou grande atenção pública.
Francinaldo relatou, em entrevista à jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, que só tomou conhecimento da cobrança após ser notificado por um oficial de justiça. Ao procurar a Prefeitura e o cartório de registro de imóveis, ficou comprovado que não há nenhum bem em seu nome. Ainda assim, o setor de tributação do município emitiu dezenas de boletos referentes a 56 imóveis espalhados por diversos bairros da cidade, incluindo o Centro, Jardim Europa, Jardim Magnólia, São Sebastião, Santo Antônio, Bivar Olinto e até o Distrito de Santa Gertrudes.
Mais grave ainda, a prefeitura entrou com uma ação judicial solicitando o bloqueio de bens de Francinaldo, incluindo a única moto com a qual ele trabalha diariamente como mototaxista. “Descobri quando o oficial de justiça ligou pra mim e entregou um documento. Fui na prefeitura e puxei os boletos, quase caí pra trás. Minha moto tá atrasada, já mandaram até apreender. E como é que eu vou trabalhar?”, desabafou Francinaldo, visivelmente abalado.
A situação já se arrasta há cerca de dois anos e impediu, inclusive, que o trabalhador pudesse renovar o licenciamento do veículo, o que tem forçado Francinaldo a circular com a moto em situação irregular, correndo riscos de apreensão e multas.
Ouça abaixo a entrevista:
Em resposta à denúncia, o secretário municipal da Receita, Marcos Honório, reconheceu a falha. Segundo ele, há quatro execuções fiscais registradas no nome de Francinaldo, referentes aos anos de 2019 a 2022, sendo que três delas já foram arquivadas. Ele atribuiu o equívoco a um erro no sistema de migração cadastral, ocorrido em 2021, onde possivelmente houve confusão entre homônimos — pessoas com o mesmo nome, mas CPF diferente.
“Hoje pela manhã estive no cartório solicitando uma certidão no nome do senhor Francinaldo. Se for comprovado que ele não tem nenhum imóvel, vamos pedir a extinção dos processos e remover qualquer pendência em seu nome”, afirmou Honório. Ele também enfatizou que estar no cadastro da prefeitura não significa ser proprietário de fato, pois somente o registro em cartório garante a titularidade de um bem.
"São 56 imóveis que constam no nome do senhor Francinaldo. Então, certamente, na migração do sistema, em 2021, deve ter ocorrido algum problema com nomes iguais e CPFs atrelados ao nome do senhor Francinaldo — o CPF correto, mas com o nome sendo homônimo. Diante disso, quando recebermos esse documento, iremos retirar o nome dele desses imóveis e tentar localizar os verdadeiros proprietários. Aqui, ressalto que o simples fato de o imóvel estar no nome do cidadão na Prefeitura não lhe garante a propriedade. O nosso cadastro não comprova posse; o que garante a propriedade é a escritura e o registro." - explicou.
O secretário informou que a prefeitura aguarda o prazo de três a cinco dias para receber a certidão oficial do cartório. A partir disso, será encaminhado ofício à Procuradoria Geral do Município, ao setor de geoprocessamento e à dívida ativa, para cancelamento das cobranças e da alienação judicial dos bens.
Ouça abaixo a fala do secretário:
Por Patos Online
Mais de mês Moradores do bairro Dona Milindra, em Patos, reclamam que água de galeria estourada tem invadido o interior de algumas residências
Paralisação Superintendente da STTrans comenta paralisação anunciada por agentes de trânsito em Patos
Infraestrutura Morador expõe falta de infraestrutura em rua do Jardim Europa após chuvas em Patos
SINE PB Sine-PB oferece 19 vagas de emprego em Patos nesta semana; confira as oportunidades
Guarda Civil Guarda Civil de Patos recebe certificados e passa a integrar grupo de guardas armadas na Paraíba
Obstrução Morador denuncia obstrução em canal entre a Barragem da Farinha e o Açude do Jatobá e cobra ação das autoridades
Não sangrou Barragem da Farinha não sangra em Patos mesmo após horas de chuva; imagens da madrugada indicam recarga mínima
Galeria estourada Moradores denunciam esgoto a céu aberto e cobram solução no bairro São Sebastião, em Patos
Show no céu Esquadrilha da Fumaça pousa no Aeroporto de Patos e encanta público com demonstração aérea; Grupo se apresenta em Sousa e Caicó neste domingo (22) Mín. 24° Máx. 35°