Domingo, 07 de Dezembro de 2025
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Brasil CRÍTICA

Hugo Motta alerta Haddad sobre aumento do IOF: “Vocês vão derrotar o governo”

Durante a conversa, Haddad também foi cobrado pelas críticas que tem direcionado ao Congresso. Motta reforçou que a Câmara não teme cortes de emendas parlamentares — um dos argumentos utilizados pelo governo para justificar o aumento do imposto

29/05/2025 às 14h00 Atualizada em 29/05/2025 às 20h37
Por: Marcos Oliveira Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:
Foto: Agência Câmara
Foto: Agência Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou nesta quinta-feira (29) à CNN Brasil que alertou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o risco político do governo insistir no decreto que eleva o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). “Vocês vão derrotar o governo. Estamos querendo ajudar para ajudá-lo [presidente Lula]”, disse Motta, referindo-se ao impacto negativo da medida entre os parlamentares.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

A declaração ocorreu após reunião realizada na noite da quarta-feira (28), da qual também participou o senador Davi Alcolumbre (União-AP). Segundo Motta, o encontro foi "maduro e tranquilo", servindo para esfriar os ânimos entre o Congresso Nacional e a equipe econômica do governo. No entanto, o parlamentar frisou que todos os recados foram dados.

De acordo com o presidente da Câmara, tanto ele quanto Alcolumbre deixaram claro que o Legislativo está disposto a colaborar com o ajuste fiscal, mas que é necessário pensar de forma conjunta em soluções estruturantes. O aumento do IOF foi anunciado sem diálogo prévio com os parlamentares, o que gerou incômodo até mesmo entre integrantes da base aliada.

Durante a conversa, Haddad também foi cobrado pelas críticas que tem direcionado ao Congresso. Motta reforçou que a Câmara não teme cortes de emendas parlamentares — um dos argumentos utilizados pelo governo para justificar o aumento do imposto.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Ficou acordado um prazo de 10 dias para que o Executivo apresente uma alternativa ao decreto. Caso isso não ocorra, Hugo Motta afirmou que não hesitará em colocar em votação o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que visa derrubar a medida do Palácio do Planalto.

“Não tenho compromisso em não pautar o PDL. Eu vou pautar”, concluiu.

Patosonline.com 
Com informações da CNN Brasil 

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 19h01 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 35°

Seg 35°C 24°C
Ter 36°C 23°C
Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 23°C
Sex 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras