Domingo, 21 de Dezembro de 2025
Banner Vera Cruz Topo
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Locais Reajuste salarial

Sindicato se posiciona sobre proposta de novo piso salarial e diz que Comércio de Patos enfrenta dificuldades. Veja

Embora reconheça a importância de valorizar os trabalhadores do setor, a entidade alerta que o momento econômico delicado vivido pelo comércio local torna difícil absorver esse aumento sem impactos negativos.

05/06/2025 às 17h00 Atualizada em 06/06/2025 às 00h26
Por: Felipe Vilar Fonte: Assessoria
Compartilhe:
presidente do SINCOVEP, Diniz (Foto: Reprodução)
presidente do SINCOVEP, Diniz (Foto: Reprodução)

O Sindicato do Comércio Varejista de Patos e Região (SINCOVEP) emitiu uma nota oficial nesta semana em resposta à proposta de reajuste do piso salarial dos comerciários para R$ 1.740,00. Embora reconheça a importância de valorizar os trabalhadores do setor, a entidade alerta que o momento econômico delicado vivido pelo comércio local torna difícil absorver esse aumento sem impactos negativos.

Continua após a publicidade
Banner Energisa Topo

De acordo com o presidente do SINCOVEP, Diniz, o comércio patoense vem enfrentando uma série de desafios nos últimos anos. “Estamos vendo uma redução no poder de compra da população, aumento dos custos operacionais e uma mudança no perfil do consumidor, que afeta diretamente a receita das empresas”, afirmou.

Dados do Sebrae/PB indicam que Patos concentra mais de 9.500 empresas ativas, sendo que 96,2% são pequenos negócios, responsáveis por impulsionar a economia local. Além disso, o setor de comércio varejista é predominante, com 6.212 estabelecimentos registrados, evidenciando a importância desse segmento para a cidade.

O sindicato ressalta que a maioria dos estabelecimentos em Patos são pequenos e médios empreendimentos, que operam com margens apertadas e enfrentam dificuldades para manter suas atividades. “Acreditamos que um reajuste deve levar em consideração não apenas as necessidades dos trabalhadores, mas também a real capacidade das empresas de arcar com esses custos”, destacou Diniz.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo o SINCOVEP, um aumento salarial acima do que o mercado local comporta pode gerar efeitos colaterais, como demissões, aumento da informalidade e até mesmo o fechamento de lojas. “O nosso compromisso é com o equilíbrio. Valorizamos os comerciários, mas precisamos garantir a continuidade dos negócios, que são os principais responsáveis pela geração de empregos na cidade”, complementou.

A entidade reforça que está aberta ao diálogo com os representantes dos trabalhadores, com o objetivo de encontrar uma solução que beneficie ambas as partes. “Defendemos uma negociação equilibrada, que preserve os empregos e promova o desenvolvimento sustentável do comércio de Patos e região”, concluiu.

Segundo Diniz, o Sindicato dos Empregados não o comunicou oficialmente da proposta, e soube através dos meios de comunicação, e diante disso estamos abrindo as discursões com empresários para ouvir-lós.

Continua após a publicidade
Banner Vera Cruz

Assessoria/SINCOVEP

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
32°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 37°

Seg 33°C 23°C
Ter 36°C 23°C
Qua 37°C 23°C
Qui 36°C 23°C
Sex 36°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras