
A Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, aprovou na tarde desta quinta-feira (5) a manutenção do veto total do prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) ao Projeto de Lei que previa a redução da jornada de trabalho para servidores públicos municipais responsáveis legais por pessoas com deficiência ou com transtornos do neurodesenvolvimento, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e TOD.
A proposta, de autoria do vereador Rafael Policial (União), com coautoria do vereador Ítalo Gomes (Republicanos), previa que esses servidores pudessem dedicar mais tempo ao cuidado direto e contínuo de seus dependentes, sem prejuízo salarial e sem a necessidade de compensação de horas, desde que respeitado o limite mínimo de 20 horas semanais.
Apesar de estar fundamentado em princípios constitucionais e respaldado por decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o projeto foi vetado integralmente pelo prefeito sob a justificativa de vício de iniciativa, alegando tratar-se de matéria de competência exclusiva do Poder Executivo. O veto contou com o apoio da base governista na Câmara, incluindo o próprio coautor da proposta, vereador Ítalo Gomes, que emitiu parecer favorável à posição do prefeito.
Para o autor do projeto, vereador Rafael Policial, a manutenção do veto representa uma perda significativa para os servidores municipais. “Quem perde com o veto é a população e, principalmente, o servidor público, visto que essa iniciativa já é um direito garantido por Lei Federal”, destacou.
O veto foi mantido por 16 votos a favor e apenas dois contrários, dos vereadores Rafael Policial e Josmá Oliveira, que, inclusive, elogiou a iniciativa do colega. A maioria dos parlamentares, integrantes da base aliada ao Executivo, votou unanimemente pela manutenção do veto.
Patosonline.com
Com assessoria
Cultura Escritores patoenses são destaque em revista estadual de cultura
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
SINE PB A partir desta segunda-feira (9), Sine-PB oferta 169 vagas de emprego em Patos-PB
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Luto Câmara Municipal de Patos manifesta profundo pesar pelo falecimento do jurista Dr. Duílio Wanderley
Aneurisma Cerebral Aneurisma cerebral exige diagnóstico precoce, alerta o neurocirurgião Dr. Rômulo José
Mín. 22° Máx. 33°