Domingo, 26 de Outubro de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Política Decepção

Vereador Rafael Policial manifesta decepção com veto do Executivo que barrou a redução da jornada de trabalho dos servidores responsáveis por pessoas com deficiência ou transtornos

O veto foi mantido por 16 votos a favor e apenas dois contrários, dos vereadores Rafael Policial e Josmá Oliveira, que, inclusive, elogiou a iniciativa do colega. A maioria dos parlamentares, integrantes da base aliada ao Executivo, votou unanimemente pela manutenção do veto

06/06/2025 às 13h00 Atualizada em 07/06/2025 às 00h51
Por: Marcos Oliveira Fonte: Patos Online com Assessoria
Compartilhe:
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, aprovou na tarde desta quinta-feira (5) a manutenção do veto total do prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) ao Projeto de Lei que previa a redução da jornada de trabalho para servidores públicos municipais responsáveis legais por pessoas com deficiência ou com transtornos do neurodesenvolvimento, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e TOD.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A proposta, de autoria do vereador Rafael Policial (União), com coautoria do vereador Ítalo Gomes (Republicanos), previa que esses servidores pudessem dedicar mais tempo ao cuidado direto e contínuo de seus dependentes, sem prejuízo salarial e sem a necessidade de compensação de horas, desde que respeitado o limite mínimo de 20 horas semanais.

Apesar de estar fundamentado em princípios constitucionais e respaldado por decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o projeto foi vetado integralmente pelo prefeito sob a justificativa de vício de iniciativa, alegando tratar-se de matéria de competência exclusiva do Poder Executivo. O veto contou com o apoio da base governista na Câmara, incluindo o próprio coautor da proposta, vereador Ítalo Gomes, que emitiu parecer favorável à posição do prefeito.

Para o autor do projeto, vereador Rafael Policial, a manutenção do veto representa uma perda significativa para os servidores municipais. “Quem perde com o veto é a população e, principalmente, o servidor público, visto que essa iniciativa já é um direito garantido por Lei Federal”, destacou.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

O veto foi mantido por 16 votos a favor e apenas dois contrários, dos vereadores Rafael Policial e Josmá Oliveira, que, inclusive, elogiou a iniciativa do colega. A maioria dos parlamentares, integrantes da base aliada ao Executivo, votou unanimemente pela manutenção do veto.

Patosonline.com
Com assessoria 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 04h01 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

Seg 35°C 21°C
Ter 36°C 22°C
Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 22°C
Sex 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras