
A Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, aprovou na tarde desta quinta-feira (5) a manutenção do veto total do prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) ao Projeto de Lei que previa a redução da jornada de trabalho para servidores públicos municipais responsáveis legais por pessoas com deficiência ou com transtornos do neurodesenvolvimento, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e TOD.
A proposta, de autoria do vereador Rafael Policial (União), com coautoria do vereador Ítalo Gomes (Republicanos), previa que esses servidores pudessem dedicar mais tempo ao cuidado direto e contínuo de seus dependentes, sem prejuízo salarial e sem a necessidade de compensação de horas, desde que respeitado o limite mínimo de 20 horas semanais.
Apesar de estar fundamentado em princípios constitucionais e respaldado por decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o projeto foi vetado integralmente pelo prefeito sob a justificativa de vício de iniciativa, alegando tratar-se de matéria de competência exclusiva do Poder Executivo. O veto contou com o apoio da base governista na Câmara, incluindo o próprio coautor da proposta, vereador Ítalo Gomes, que emitiu parecer favorável à posição do prefeito.
Para o autor do projeto, vereador Rafael Policial, a manutenção do veto representa uma perda significativa para os servidores municipais. “Quem perde com o veto é a população e, principalmente, o servidor público, visto que essa iniciativa já é um direito garantido por Lei Federal”, destacou.
O veto foi mantido por 16 votos a favor e apenas dois contrários, dos vereadores Rafael Policial e Josmá Oliveira, que, inclusive, elogiou a iniciativa do colega. A maioria dos parlamentares, integrantes da base aliada ao Executivo, votou unanimemente pela manutenção do veto.
Patosonline.com
Com assessoria
Advocacia Noite da Advocacia celebra conquistas e fortalece a classe em Patos
MAIS ÁGUA CAGEPA confirma ampliação da adutora de Coremas após pedidos de Hugo e Francisca Motta
Prisão Polícia prende último suspeito de envolvimento no caso da ossada encontrada na zona rural de Patos e do desaparecimento de mulher
POSSE Advogado Héber Tiburtino toma posse como vereador na Câmara Municipal de Patos
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Salgadinho celebra 64 anos de emancipação política com grande festa popular
Hospital Infantil Hospital Infantil registra aumento na assistência às crianças, com ampliação de atendimentos e cirurgias pediátricas
Hospital Regional Urgência e Emergência do Hospital Regional de Patos registra 271 atendimentos no fim de semana
SINE PB Sine-PB oferta 259 vagas de emprego em Patos a partir desta segunda-feira
ACIDENTE Ciclista fica ferido após ser atingido por carro na BR-361, em Patos. Bicicleta fica parcialmente destruída
Mín. 23° Máx. 35°