
Um agricultor da cidade de Conceição, no Vale do Piancó, denunciou uma situação alarmante de degradação ambiental que afeta diretamente o Rio Piancó, um dos principais cursos d’água da região. Segundo ele, o esgoto doméstico da cidade está sendo despejado diretamente no leito do rio, provocando a mortandade de diversas espécies de peixes e tornando a água imprópria para qualquer uso.
“Todo o esgoto da cidade cai dentro do rio. Imagine o açude de Coremas… eu acredito que seja uma fossa lá, não é mais um açude”, lamentou o agricultor, indignado com o descaso. Ele afirmou ainda que a água contaminada já compromete plantações próximas. “Meu vizinho aguou umas laranjeiras e morreram todas”, relatou. Entre os peixes encontrados mortos estão curimatãs e traíras, espécies comuns nos rios da região.
A denúncia foi reforçada pelo repórter Cláudio Nepó, da TV Diário do Vale, que, durante participação no programa Olho Vivo, confirmou a existência de diversos pontos de lançamento de esgoto diretamente no rio. Segundo especialistas ouvidos pela emissora, a baixa oxigenação da água – causada pelo excesso de matéria orgânica e resíduos químicos, como detergentes – é a provável responsável pela morte dos peixes.
Além do impacto ambiental local, há uma preocupação ainda maior: o Rio Piancó deságua no Açude de Coremas, o principal reservatório da região, responsável pelo abastecimento de diversas cidades do Sertão paraibano. A contaminação do açude pode comprometer o fornecimento de água potável para milhares de pessoas.
Até o momento, a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), responsável pelo monitoramento e fiscalização dos recursos hídricos do estado, ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Ambientalistas e moradores esperam que órgãos competentes tomem providências urgentes para conter a poluição e evitar um colapso ambiental e sanitário.
“Esse é um problema constante, não é de hoje. Mas agora já está atingindo os peixes. E o pior: ainda tem gente que come desses peixes”, alertou Cláudio Nepó.
A denúncia escancara a urgência de políticas públicas mais eficazes de saneamento básico, fiscalização ambiental e proteção dos recursos hídricos no Sertão da Paraíba.
Por Patos Online
Com Diário do Sertão
Investimentos Piancó é contemplada com policlínica regional e investimento superior a R$ 16 milhões do Ministério da Saúde
Mal súbito Policial da reserva da PM morre após passar mal em agência bancária em Piancó
Tráfico de drogas EM PIANCÓ: Polícia Civil deflagra operação de combate ao tráfico de drogas e prende mulher em flagrante
Crise hídrica Rio Piancó seca e Vale do Piancó vive temor de novo colapso no abastecimento de água
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
Arma apreendida Homem é preso com revólver durante abordagem policial em Piancó Mín. 22° Máx. 36°