Quarta, 03 de Setembro de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Dr Luiz Severo
Banner Dra Priscylla
Banner Prime Veiculos
Banner Psique
UNIFIP
Locais São João de Patos

Presidente do Conselho da Mulher faz balanço positivo do funcionamento da Casa Menina Francisca durante o São João de Patos

Espaço garantiu cuidado a crianças de 0 a 14 anos e permitiu que mães chefes de família trabalhassem com tranquilidade durante os festejos juninos

27/06/2025 às 06h00 Atualizada em 27/06/2025 às 12h17
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Patos, Samara Oliveira, fez um balanço positivo das atividades desenvolvidas na Casa de Apoio Menina Francisca durante o São João 2025. O espaço funcionou durante os cinco dias oficiais da festa, oferecendo acolhimento e cuidado a crianças de 0 dia a 14 anos, garantindo proteção e apoio principalmente às mães que precisaram trabalhar durante o evento.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Segundo Samara, a procura pela casa superou as expectativas, confirmando a importância da iniciativa como ferramenta de combate à exploração do trabalho infantil e de promoção da segurança para as famílias. “Quando vimos a movimentação e o número de inscrições, ficamos muito felizes, porque percebemos que algo efetivo estava sendo feito para proteger essas crianças”, destacou.

Ela reforçou que a proposta da casa vai além do cuidado imediato: “A sociedade ainda carrega o mito de que o trabalho infantil é positivo. Mas criança precisa é de cuidado, educação, lazer e proteção — da família, da sociedade e do poder público”, disse.

Durante os dias de funcionamento, a Casa Menina Francisca acolheu, inclusive, bebês com menos de um mês de vida, o que reforça o quanto a ação foi fundamental para mães que não teriam com quem deixar seus filhos enquanto exerciam suas atividades profissionais no São João. “Sabemos que 70% das famílias hoje são chefiadas por mulheres. E muitas não poderiam nem ir trabalhar se não tivessem onde deixar seus filhos”, enfatizou Samara.

Continua após a publicidade
Banner Dra Nadjanine

A presidente também revelou que a ação, que já se consolida como política pública no município, será ampliada no próximo ano. A proposta é incluir mães que trabalham de forma autônoma ou em setores não cadastrados oficialmente na prefeitura. “Vamos pensar nessas mulheres que também precisam trabalhar e, muitas vezes, não têm com quem deixar seus filhos”, afirmou.

A Casa de Apoio Menina Francisca é mais uma iniciativa que evidencia o compromisso de Patos com a proteção à infância e à mulher, especialmente durante eventos de grande porte como o São João.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 08h01 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 34°

Qui 33°C 20°C
Sex 33°C 22°C
Sáb 33°C 21°C
Dom 35°C 21°C
Seg 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras