
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Patos, Samara Oliveira, fez um balanço positivo das atividades desenvolvidas na Casa de Apoio Menina Francisca durante o São João 2025. O espaço funcionou durante os cinco dias oficiais da festa, oferecendo acolhimento e cuidado a crianças de 0 dia a 14 anos, garantindo proteção e apoio principalmente às mães que precisaram trabalhar durante o evento.
Segundo Samara, a procura pela casa superou as expectativas, confirmando a importância da iniciativa como ferramenta de combate à exploração do trabalho infantil e de promoção da segurança para as famílias. “Quando vimos a movimentação e o número de inscrições, ficamos muito felizes, porque percebemos que algo efetivo estava sendo feito para proteger essas crianças”, destacou.
Ela reforçou que a proposta da casa vai além do cuidado imediato: “A sociedade ainda carrega o mito de que o trabalho infantil é positivo. Mas criança precisa é de cuidado, educação, lazer e proteção — da família, da sociedade e do poder público”, disse.
Durante os dias de funcionamento, a Casa Menina Francisca acolheu, inclusive, bebês com menos de um mês de vida, o que reforça o quanto a ação foi fundamental para mães que não teriam com quem deixar seus filhos enquanto exerciam suas atividades profissionais no São João. “Sabemos que 70% das famílias hoje são chefiadas por mulheres. E muitas não poderiam nem ir trabalhar se não tivessem onde deixar seus filhos”, enfatizou Samara.
A presidente também revelou que a ação, que já se consolida como política pública no município, será ampliada no próximo ano. A proposta é incluir mães que trabalham de forma autônoma ou em setores não cadastrados oficialmente na prefeitura. “Vamos pensar nessas mulheres que também precisam trabalhar e, muitas vezes, não têm com quem deixar seus filhos”, afirmou.
A Casa de Apoio Menina Francisca é mais uma iniciativa que evidencia o compromisso de Patos com a proteção à infância e à mulher, especialmente durante eventos de grande porte como o São João.
Natal 2025 Prefeitura de Patos abre Chamada Pública para comerciantes do segmento de doceria participarem da Feira Natalina 2025
Pesquisa de preços Pesquisa combustível: Procon observou que não houve alterações significativas nas médias de preço
Ciência Pesquisadora paraibana defende popularização da ciência e aposta nas redes sociais como ferramenta de transformação social
Alta médica Técnica de enfermagem Damiana Martins recebe alta após duas semanas internada por AVC e emociona familiares e amigos
Luto! Familiares comunicam o falecimento do vigia e professor Ítallo Barbosa, em Patos
Iniciação ao Esporte Diretor do CIE de Patos anuncia planejamento conjunto com a Secretaria de Educação para iniciar atividades esportivas em 2026 com várias modalidades
Cantata Natalina Coral Municipal de Patos realiza segunda Cantata Natalina, desta vez no Patos Shopping
Leilão público Prefeitura de Patos anuncia leilão público de bens inservíveis para o próximo dia 26 de novembro
Abastecimento Cagepa investe R$4,7 milhões na construção de adutora de água tratada em Vista Serrana Mín. 22° Máx. 38°