
A cidade de Patos, Capital do Sertão da Paraíba, será novamente comandada por um vice-prefeito, caso se confirme, no próximo ano, a candidatura ao Senado por parte do prefeito Nabor Wanderley, que terá que renunciar ao cargo no início do mês de abril.
O afastamento ocorreria em cumprimento ao artigo 14, parágrafo 6º da Constituição Federal, que determina: “Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito”, referindo-se, portanto, aos cargos eletivos do Executivo.
Com isso, uma vez confirmada a renúncia de Nabor, o vice-prefeito Jacob Souto assumirá a Prefeitura de Patos, não mais de forma interina, como ocorreu com Lenildo Morais, Bonifácio Rocha e com o próprio Jacob, nos mandatos finalizados em 2016, 2020 e 2024, quando ocuparam o cargo em substituição a Francisca Motta, Dinaldo Filho e Nabor, respectivamente.
A saída de Nabor para disputar o pleito provocaria também uma mudança significativa no cenário político de Patos, uma vez que, com Jacob Souto ocupando a chefia do Executivo, a presidência da Câmara Municipal de Patos, atualmente exercida por Tide Eduardo, passaria a ter papel ainda mais relevante.
Tide assumiria a Prefeitura de Patos em caso de qualquer afastamento — natural ou extraordinário — do então prefeito Jacob Souto, que, ao se tornar chefe do Executivo até 31 de dezembro de 2028, poderá ser candidato à reeleição no próximo pleito municipal.
MAIS ÁGUA CAGEPA confirma ampliação da adutora de Coremas após pedidos de Hugo e Francisca Motta
Prisão Polícia prende último suspeito de envolvimento no caso da ossada encontrada na zona rural de Patos e do desaparecimento de mulher
POSSE Advogado Héber Tiburtino toma posse como vereador na Câmara Municipal de Patos
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Salgadinho celebra 64 anos de emancipação política com grande festa popular
Hospital Infantil Hospital Infantil registra aumento na assistência às crianças, com ampliação de atendimentos e cirurgias pediátricas
Hospital Regional Urgência e Emergência do Hospital Regional de Patos registra 271 atendimentos no fim de semana
Mín. 23° Máx. 35°