
A cidade de Patos, Capital do Sertão da Paraíba, será novamente comandada por um vice-prefeito, caso se confirme, no próximo ano, a candidatura ao Senado por parte do prefeito Nabor Wanderley, que terá que renunciar ao cargo no início do mês de abril.
O afastamento ocorreria em cumprimento ao artigo 14, parágrafo 6º da Constituição Federal, que determina: “Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito”, referindo-se, portanto, aos cargos eletivos do Executivo.
Com isso, uma vez confirmada a renúncia de Nabor, o vice-prefeito Jacob Souto assumirá a Prefeitura de Patos, não mais de forma interina, como ocorreu com Lenildo Morais, Bonifácio Rocha e com o próprio Jacob, nos mandatos finalizados em 2016, 2020 e 2024, quando ocuparam o cargo em substituição a Francisca Motta, Dinaldo Filho e Nabor, respectivamente.
A saída de Nabor para disputar o pleito provocaria também uma mudança significativa no cenário político de Patos, uma vez que, com Jacob Souto ocupando a chefia do Executivo, a presidência da Câmara Municipal de Patos, atualmente exercida por Tide Eduardo, passaria a ter papel ainda mais relevante.
Tide assumiria a Prefeitura de Patos em caso de qualquer afastamento — natural ou extraordinário — do então prefeito Jacob Souto, que, ao se tornar chefe do Executivo até 31 de dezembro de 2028, poderá ser candidato à reeleição no próximo pleito municipal.
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Biênio 2026/2027 MPPB recomenda que Câmara Municipal de Patos não antecipe eleição da Mesa Diretora
ALPB Presidente da ALPB, Adriano Galdino, recebe título de Cidadão Patoense e reafirma compromisso com o desenvolvimento de Patos
Aniversário de Patos Durante sessão especial, vice-governador Lucas Ribeiro destaca avanços em Patos e recebe título de Cidadão Patoense
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco
Homenagem Patos celebra 122 anos de elevação à categoria de cidade em Sessão Solene na Câmara Municipal
Reconhecimento Lucas Ribeiro recebe título de cidadão patoense durante celebração dos 122 anos de Patos
Vaquinha solidária Família patoense que teve casa atingida por incêndio faz vaquinha solidária para reconstruir moradia
Outubro Rosa Mastologista Ana Rita Guedes reforça importância da prevenção ao câncer de mama no Hospital do Bem
Mín. 21° Máx. 35°