O Major C. Lima, comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, detalhou, em contato com a jornalista Wânia Nóbrega, da Rádio Espinharas FM, a operação que resultou na prisão de dois jovens, e apreensão de um adolescente na cidade de Catingueira, no Vale do Piancó, na última terça-feira (8). A ação contou com a apreensão de duas pistolas, munições de calibres .40 e 9mm, e envolveu equipes de diversos municípios da região.
Segundo o comandante, a ocorrência teve início na cidade de Itaporanga, onde o setor de monitoramento levantou informações sobre indivíduos armados e possivelmente transportando entorpecentes. A partir disso, foi montada uma operação conjunta entre o 13º BPM e o 3º BPM, com barreiras policiais em pontos estratégicos.
“Recebemos informações de que dois ou três elementos armados estavam se deslocando pela região. Montamos uma barreira em Catingueira e, para garantir o cerco, demos apoio também ao 3º Batalhão com uma barreira em Santa Terezinha, caso já tivessem passado pelo primeiro ponto”, explicou o Major C. Lima.
A abordagem foi feita pela equipe em Catingueira, que interceptou o veículo suspeito e encontrou os três jovens. O comandante relatou que, após a confirmação da abordagem, guarnições de Santa Terezinha se deslocaram para prestar apoio na contenção e nas buscas, que levaram à apreensão das armas e das munições.
Dois dos suspeitos possuíam mandados de prisão em aberto. O terceiro, um adolescente, teria sido utilizado pelo grupo para tentar dificultar a ação policial.
“Infelizmente, é comum os criminosos levarem um menor de idade, sabendo que ele responderá pelo ECA. Em muitos casos, o menor é liberado no mesmo ato, o que acaba sendo uma estratégia das facções”, destacou o Major C. Lima.
Todos os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde os procedimentos legais foram realizados. As armas e munições ficaram apreendidas, e os maiores permanecem à disposição da Justiça.
Major C. Lima, comandante do 13º BPM - Crédito: Wânia Nóbrega/Rádio Espinharas FM
Mín. 21° Máx. 31°