
Na última semana, o Núcleo de Relações Internacionais e Direitos Humanos do Unifip recebeu uma comissão de Guiné-Bissau para assinar um acordo de cooperação técnica internacional com a Ordem dos Advogados de Guiné-Bissau (OAGB). Uma parceria voltada para a troca de experiências entre as instituições.
A vice-reitora do Unifip, Sylvânia Palmeira, esteve no local assinando o acordo de parceria, e ressaltou a importância dessa parceria, que chega para somar às demais estabelecidas, que tem o intuito de compartilhar o conhecimento.
“Essas parcerias feitas com outros países têm um grande potencial para o Unifip, onde é possível romper barreiras para trazer experiências e levar também para outros países”, destacou Sylvânia Palmeira.
O Núcleo de Relações Internacionais e Direitos Humanos é responsável por articular a cooperação entre o Unifip e outras instituições internacionais que possibilitem a troca de experiências entre os alunos e professores com outras comunidades acadêmicas. A proposta é ampliar os horizontes.
“Estamos celebrando um acordo de cooperação do Unifip com a Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, porque o Unifip tem expandido seus trabalhos e experiências. E na base disso, a ordem dos advogados se interessou pela experiência do Unifip e pediu um acordo de cooperação”, destacou Arnaldo Sucuma, coordenador do Núcleo de Relações Institucionais e Direitos Humanos do Unifip.
O presidente da OAGB e a presidente da Comissão de Acesso ao Direito e a Justiça da instituição visitaram os campus de Campina Grande e Patos, onde conheceram toda a estrutura de hospitais, laboratórios, clínicas-escolas e núcleos de serviços.
“Nós conhecemos o Prajur, isso é algo que não temos e queremos levar para Guiné-Bissau. Visitamos diversos laboratórios de ponta, inclusive veterinários, vimos os investimentos realizados pela instituição. A partir daí começa essa ligação com a África e com Guiné-Bissau”, destacou Januário Pedro, presidente da OAGB.
A parceria visa ampliar a troca de conhecimentos entre os país a partir da universidade, por meio das pesquisas e troca de experiências.
“O Brasil tem, não só dimensão territorial, como em termos populacionais, a capacidade e qualidade, e é nela que nós cremos. E essa relação de qualidade e de competência é que nós teremos”, afirmou Beatriz Furtado, presidente da Comissão do Acesso ao Direito e a Justiça da OAGB.
A relação entre a Ordem dos Advogados de Guiné-Bissau e o Unifip vai possibilitar ainda mais experiências práticas aos alunos por meio dos trabalhos em campo e pesquisas em conjunto.
Ascom
Aprovação de contas Prefeitura de Patos tem 90 dias para regulamentar lei que autoriza contratação de cuidadores na Secretaria de Educação, determina TCE-PB
MOMENTO DE FÉ Missa de 30º dia em memória de Genário Martins Lira será celebrada neste sábado (30) em Patos
HOMENAGENS Vereadora Fatinha Bocão presta homenagem aos 75 anos da Rádio Espinharas em Sessão Especial
Rádio Espinharas FM Padre Luiz Gonzaga ressalta importância da Rádio Espinharas após homenagem da Câmara Municipal de Patos
SAÚDE Encontro promovido pelo Hospital Regional de Patos debate assistência nutricional para pacientes graves
Futebol de Mesa Patos será representada na Copa do Brasil de Futebol de Mesa 2025, em João Pessoa
75 Anos da Rádio Vereador Josmá enaltece legado da Rádio Espinharas em homenagem aos 75 anos da emissora na Câmara de Patos
Alça Norte Ministro garante início das obras da Alça Norte de Patos ainda este ano, durante reunião com prefeito Nabor Wanderley
Leishmaniose Prefeitura de Patos realiza testagem de cães para leishmaniose no bairro Alto da Tubiba nesta quarta-feira, 27
Mín. 19° Máx. 34°