
Na última semana, o Núcleo de Relações Internacionais e Direitos Humanos do Unifip recebeu uma comissão de Guiné-Bissau para assinar um acordo de cooperação técnica internacional com a Ordem dos Advogados de Guiné-Bissau (OAGB). Uma parceria voltada para a troca de experiências entre as instituições.
A vice-reitora do Unifip, Sylvânia Palmeira, esteve no local assinando o acordo de parceria, e ressaltou a importância dessa parceria, que chega para somar às demais estabelecidas, que tem o intuito de compartilhar o conhecimento.
“Essas parcerias feitas com outros países têm um grande potencial para o Unifip, onde é possível romper barreiras para trazer experiências e levar também para outros países”, destacou Sylvânia Palmeira.
O Núcleo de Relações Internacionais e Direitos Humanos é responsável por articular a cooperação entre o Unifip e outras instituições internacionais que possibilitem a troca de experiências entre os alunos e professores com outras comunidades acadêmicas. A proposta é ampliar os horizontes.
“Estamos celebrando um acordo de cooperação do Unifip com a Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, porque o Unifip tem expandido seus trabalhos e experiências. E na base disso, a ordem dos advogados se interessou pela experiência do Unifip e pediu um acordo de cooperação”, destacou Arnaldo Sucuma, coordenador do Núcleo de Relações Institucionais e Direitos Humanos do Unifip.
O presidente da OAGB e a presidente da Comissão de Acesso ao Direito e a Justiça da instituição visitaram os campus de Campina Grande e Patos, onde conheceram toda a estrutura de hospitais, laboratórios, clínicas-escolas e núcleos de serviços.
“Nós conhecemos o Prajur, isso é algo que não temos e queremos levar para Guiné-Bissau. Visitamos diversos laboratórios de ponta, inclusive veterinários, vimos os investimentos realizados pela instituição. A partir daí começa essa ligação com a África e com Guiné-Bissau”, destacou Januário Pedro, presidente da OAGB.
A parceria visa ampliar a troca de conhecimentos entre os país a partir da universidade, por meio das pesquisas e troca de experiências.
“O Brasil tem, não só dimensão territorial, como em termos populacionais, a capacidade e qualidade, e é nela que nós cremos. E essa relação de qualidade e de competência é que nós teremos”, afirmou Beatriz Furtado, presidente da Comissão do Acesso ao Direito e a Justiça da OAGB.
A relação entre a Ordem dos Advogados de Guiné-Bissau e o Unifip vai possibilitar ainda mais experiências práticas aos alunos por meio dos trabalhos em campo e pesquisas em conjunto.
Ascom
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Biênio 2026/2027 MPPB recomenda que Câmara Municipal de Patos não antecipe eleição da Mesa Diretora
ALPB Presidente da ALPB, Adriano Galdino, recebe título de Cidadão Patoense e reafirma compromisso com o desenvolvimento de Patos
Aniversário de Patos Durante sessão especial, vice-governador Lucas Ribeiro destaca avanços em Patos e recebe título de Cidadão Patoense
Churrasco Procon/Patos realiza pesquisa de preço de kit de churrasco
Homenagem Patos celebra 122 anos de elevação à categoria de cidade em Sessão Solene na Câmara Municipal
Reconhecimento Lucas Ribeiro recebe título de cidadão patoense durante celebração dos 122 anos de Patos
Vaquinha solidária Família patoense que teve casa atingida por incêndio faz vaquinha solidária para reconstruir moradia
Outubro Rosa Mastologista Ana Rita Guedes reforça importância da prevenção ao câncer de mama no Hospital do Bem
Mín. 21° Máx. 35°