Sexta, 18 de Julho de 2025
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Prime Veiculos
Banner Psique
Banner Dra Priscylla
Banner JC Motos
Banner Hmais Onco
Política Medidas restritivas

STF forma maioria para manter tornozeleira eletrônica, proibição de redes sociais e outras medidas a Bolsonaro

Três dos cinco ministros da Turma já votaram a favor das medidas cautelares: Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin.

18/07/2025 às 13h58
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com Metrópoles
Compartilhe:
Foto: Isac Nóbrega/PR
Foto: Isac Nóbrega/PR

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta-feira (18), para confirmar a decisão do ministro Alexandre de Moraes que impôs o uso de tornozeleira eletrônica, além da proibição do uso de redes sociais e de manter contato com o deputado Eduardo Bolsonaro, ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Três dos cinco ministros da Turma já votaram a favor das medidas cautelares: Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O julgamento ocorre no plenário virtual, que ficará aberto até segunda-feira (21), ao meio-dia. Ainda devem votar os ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia.

As medidas foram tomadas no contexto da nova operação da Polícia Federal contra Bolsonaro, sob autorização de Moraes, que apontou risco de fuga do ex-presidente. A Procuradoria-Geral da República também deu parecer favorável às medidas.

Acusações e justificativas

Na decisão que autorizou a operação e as restrições, Alexandre de Moraes afirmou que Jair Bolsonaro e seu filho, Eduardo Bolsonaro, teriam comemorado “uma gravíssima agressão estrangeira” ao Brasil, ao se manifestarem favoráveis às tarifas impostas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra produtos brasileiros.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Segundo Moraes, ao apoiar publicamente essas sanções e instigar novas ações hostis por parte dos EUA, os dois teriam violado a soberania nacional e buscado coagir o Supremo Tribunal Federal, caracterizando atos que podem configurar obstrução de Justiça, coação e atentado à soberania.

“O investigado Eduardo Nantes Bolsonaro e o réu Jair Messias Bolsonaro comemoraram a gravíssima agressão estrangeira ao Brasil [...], inclusive para submeter o funcionamento do Supremo Tribunal Federal ao crivo de outro Estado, com clara afronta à soberania nacional”, escreveu Moraes.

O ministro do STF também citou que as manifestações públicas e publicações em redes sociais do ex-presidente revelam ações dolosas e conscientes para pressionar o Judiciário e atrapalhar o andamento da Ação Penal 2.668/DF, que trata da suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

Sanções comerciais e impacto diplomático

A tarifa de 50% aplicada pelos EUA sobre produtos brasileiros, apoiada publicamente por Bolsonaro e seu filho, gerou repercussão no campo diplomático e comercial. Para Moraes, trata-se de uma estratégia articulada para enfraquecer economicamente o Brasil, gerar instabilidade e interferir diretamente no curso do processo judicial.

A Polícia Federal apontou que Bolsonaro buscou criar entraves econômicos entre os EUA e o Brasil, numa tentativa de obstruir a Justiça brasileira. Tais atos, segundo o ministro, integram um esforço para subordinar o STF aos interesses de um Estado estrangeiro, o que configura crime grave.

Medidas cautelares impostas a Bolsonaro

  • Uso obrigatório de tornozeleira eletrônica
  • Recolhimento domiciliar entre 19h e 6h nos dias úteis e em tempo integral nos fins de semana e feriados
  • Proibição de uso de redes sociais
  • Proibição de contato com o filho Eduardo Bolsonaro, que está nos Estados Unidos
  • Proibição de aproximação com embaixadas, autoridades estrangeiras ou diplomatas

 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 11h06 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 35°

Sáb 32°C 19°C
Dom 33°C 19°C
Seg 35°C 22°C
Ter 35°C 20°C
Qua 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras