Sexta, 25 de Julho de 2025
Banner JC Motos
Banner Psique
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Prime Veiculos
Banner Hmais Onco
Política Erro crasso

Alexandre de Moraes comete erro de português ao advertir Bolsonaro em decisão sobre medidas cautelares: “Justiça é cega, MAIS não é tola (sic)”

O equívoco repercutiu nas redes sociais, sendo apontado por usuários e especialistas em linguagem como um exemplo de “erro básico” cometido em um documento de alto nível institucional da Suprema Corte do país.

24/07/2025 às 11h24 Atualizada em 25/07/2025 às 01h04
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Fellipe Sampaio/STF
Foto: Fellipe Sampaio/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, cometeu um erro de português na decisão publicada nesta quinta-feira (24/7), em que negou a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas reforçou as advertências quanto ao cumprimento das medidas cautelares impostas.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Ao mandar um recado direto ao ex-chefe do Executivo, Moraes escreveu:

“Como diversas vezes salientei na Presidência do TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (sic), a JUSTIÇA É CEGA MAIS NÃO É TOLA (sic)”.

A frase, no entanto, traz um deslize gramatical evidente. O correto, segundo as normas da Língua Portuguesa, seria o uso de “mas”, com sentido adversativo (oposição), e não “mais”, que transmite ideia de adição. O equívoco repercutiu nas redes sociais, sendo apontado por usuários e especialistas em linguagem como um exemplo de “erro básico” cometido em um documento de alto nível institucional da Suprema Corte do país.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Decisão mantém tornozeleira, mas livra Bolsonaro da prisão — por ora

Apesar do erro linguístico, o conteúdo da decisão mantém o tom firme do ministro. Moraes considerou que houve sim um descumprimento parcial das medidas, devido ao uso de redes sociais de terceiros — no caso, o deputado Eduardo Bolsonaro — para divulgação de conteúdo relacionado ao pai, o que viola as condições impostas pelo STF.

A defesa de Bolsonaro alegou que não havia clareza na determinação anterior quanto à veiculação indireta de falas nas redes sociais. Moraes, por sua vez, admitiu que a infração foi “isolada” e decidiu não converter as cautelares em prisão preventiva, mas deixou claro que um novo descumprimento resultará em prisão imediata.

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

Medidas cautelares em vigor contra Bolsonaro:

  • Uso de tornozeleira eletrônica;
  • Recolhimento domiciliar noturno e integral nos fins de semana;
  • Proibição do uso de redes sociais, direta ou indiretamente;
  • Proibição de contato com embaixadas e autoridades estrangeiras;
  • Impedimento de contato com Eduardo Bolsonaro e outros investigados.

Moraes também esclareceu que Bolsonaro pode conceder entrevistas, mas o conteúdo não pode ser replicado nas redes sociais, seja por ele, aliados ou perfis coordenados.

Investigações em curso

Bolsonaro é investigado por uma suposta tentativa de golpe de Estado e, segundo a Polícia Federal, teria atuado para instigar apoiadores contra o Judiciário, além de colaborar com ações internacionais — como a possível influência na decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de impor sanções econômicas ao Brasil.

Por Patos Online
Com informações do Metrópoles

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 33°

Sáb 34°C 19°C
Dom 34°C 19°C
Seg 27°C 20°C
Ter 33°C 20°C
Qua 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras