A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (30), a Operação Rede de Arrasto, com o objetivo de combater crimes de estelionato majorado, lavagem de dinheiro e associação criminosa no município de Diamante, no Sertão da Paraíba.
A ação cumpriu três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 16ª Vara Federal da Paraíba, todos realizados em endereços no município de Diamante. A operação é resultado de investigações que apontam um esquema de fraude no seguro-defeso, benefício pago pelo Governo Federal a pescadores artesanais durante o período em que a pesca é proibida para preservação das espécies.
De acordo com a Polícia Federal, o principal investigado é o presidente de uma colônia de pescadores da região, suspeito de cadastrar pessoas que nunca exerceram atividade de pesca como se fossem profissionais da área. Para isso, ele cobraria cerca de mil reais de cada pessoa para inserir os dados fraudulentos no sistema.
A suposta fraude teria como finalidade garantir, de forma ilícita, o recebimento do seguro-defeso por indivíduos que não atendem aos critérios legais para o benefício.
A PF continua com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos no esquema, bem como mensurar os prejuízos causados aos cofres públicos.
A Operação Rede de Arrasto representa mais uma iniciativa da Polícia Federal no enfrentamento a fraudes contra programas sociais do Governo Federal e na defesa da correta aplicação dos recursos públicos, especialmente em regiões de vulnerabilidade social.
Por Patos Online
Com informações da PF
Mín. 20° Máx. 34°