
A terceira edição do Festival da Galinha de Capoeira foi encerrada neste domingo, 3 de agosto, com grande movimentação no pavilhão gastronômico montado no distrito de Santa Gertrudes, em Patos.
Consolidado no calendário oficial de eventos do município, o festival tem como proposta valorizar a culinária regional e impulsionar o comércio local. O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, destacou a importância do evento para o desenvolvimento da economia rural e para a promoção da cultura gastronômica do sertão.
"É um evento que, a cada ano, cresce em termos de estrutura, de público e de atrações. No terceiro ano do Festival Gastronômico da Galinha de Capoeira, a gente já pode dizer que este evento está consolidado, que Santa Gertrudes hoje realiza um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, gerando oportunidades, emprego e renda para as famílias aqui do distrito, para as famílias da zona rural. E a finalidade maior é o fortalecimento da cadeia produtiva, de geração de renda, de oportunidade para o homem do campo poder ganhar o seu dinheiro e dar sustento à sua família", comentou o prefeito.
Com espaço coberto e capacidade para cerca de mil pessoas, o pavilhão contou com 29 estandes, oferecendo galinha de capoeira preparada de diferentes formas, além de pratos típicos da culinária nordestina, como baião de dois, macaxeira com carne de sol, mungunzá e outras iguarias que atraíram os amantes da boa comida.
"Hoje a gente está aqui com o pavilhão cheio, onde foram colocados mais de setecentos lugares, e tem muita gente em pé circulando. Então, a gente está entregando uma festa digna da grandeza de Patos e da grandeza desse povo que faz a Festa da Galinha de Capoeira em Santa Gertrudes", destacou Vinicius França, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico do município.
A participação de pequenos produtores e comerciantes locais foi um dos pontos fortes da edição deste ano. Para muitos deles, o festival representa uma oportunidade concreta de aumentar a renda e dar visibilidade ao trabalho feito no campo. Lucimere, criadora e vendedora da zona rural próxima ao distrito, comentou a relevância do evento para a economia da região.
"Acho muito importante, não só para o distrito, mas para as comunidades da zona rural. No meu caso, que sou criadora aqui próximo, na zona rural, agrega valor ao meu produto", comemorou a vendedora local Lucimere.
Secom – Prefeitura de Patos





Evento Joaquim do Clarinete é homenageado no Encontro de Filarmônicas e Fanfarras
Preocupação Moradores da zona rural de Malta cobram substituição de poste de iluminação danificado
Retiro de Carnaval Retiro de Carnaval de Pombal inicia contagem regressiva para celebrar 41 anos de fé e transformação
Aprovação de contas Prefeitura de São Mamede tem contas de 2023 aprovadas pelo TCE-PB
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Cacimba de Areia celebra 64 anos de Emancipação Política com programação especial de três dias
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Salgadinho celebra 64 anos de emancipação política com grande festa popular
Ação Solidária Catingueira distribui kits de enxoval a gestantes e encerra atividades de 2025
Adutora do Pajeú Redenção das águas: Teixeira inaugura Adutora do Pajeú e vive dia histórico após décadas de espera
EDUCAÇÃO Escola Senador Humberto Lucena realiza colação de grau do 9º ano em São José do Bonfim Mín. 23° Máx. 37°