Quinta, 07 de Agosto de 2025
Banner Psique
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Prime Veiculos
Banner Dr Romulo
Banner Dr Luiz Severo
Saúde Novo boletim

Casos de síndrome respiratória grave preocupam na Paraíba, com maior impacto entre crianças menores de 5 anos, aponta novo boletim divulgado pela SES

Nesta faixa etária, os principais vírus detectados foram o vírus sincicial respiratório (VSR), com 493 notificações, e o rinovírus, com 334 casos.

07/08/2025 às 05h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)
Imagem ilustrativa (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) divulgou nesta quarta-feira (6) o Boletim Epidemiológico nº 8, revelando um cenário preocupante em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. Entre 1º de janeiro e 2 de julho de 2025, já foram registrados 3.412 casos de SRAG, com 1.799 confirmações de vírus respiratórios por exames de RT-PCR.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O boletim chama a atenção especialmente para a situação de crianças menores de 5 anos, que seguem como o grupo mais vulnerável às formas graves da doença. Nesta faixa etária, os principais vírus detectados foram o vírus sincicial respiratório (VSR), com 493 notificações, e o rinovírus, com 334 casos.

Entre os idosos, os vírus mais associados aos casos de SRAG foram a Influenza A, com 123 notificações, e a Covid-19, com 93 registros.

Além dos casos, a SES confirmou 155 mortes por complicações respiratórias no período analisado:

Continua após a publicidade
Banner Dra Nadjanine
  • 57 óbitos por Covid-19
  • 98 óbitos por outros vírus respiratórios, sendo 44 deles por Influenza A.

Vacinação e prevenção: foco nos grupos prioritários

A técnica responsável pelas SRAGs da SES, Silmara Pinheiro, destacou que a vacinação contra Influenza e Covid-19 segue sendo a principal estratégia para conter o avanço dos casos graves, especialmente entre crianças, gestantes e idosos.

“A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário. As pessoas que ainda não se vacinaram devem procurar uma unidade de saúde mais próxima para atualizar o esquema vacinal e reforçar a proteção contra esses vírus”, orientou Silmara.

Medidas simples ainda são essenciais

Além da vacinação, a SES reforça a importância de hábitos preventivos no dia a dia:

Continua após a publicidade
Banner Dr Luiz Severo
  • Higienização frequente das mãos
  • Uso da etiqueta respiratória (como cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir)
  • Evitar ambientes coletivos em caso de sintomas gripais

Essas práticas ajudam a frear a transmissão dos vírus, especialmente em ambientes com alta circulação de crianças, como creches e escolas.

Alerta para os pais

Com a volta às aulas e o aumento das interações em ambientes escolares, a SES faz um apelo aos pais e responsáveis: qualquer sintoma respiratório em crianças deve ser observado com atenção e, se necessário, avaliado por um profissional de saúde.

O boletim reforça que, em muitos casos, os vírus respiratórios podem evoluir rapidamente em crianças pequenas, sendo essencial o diagnóstico precoce e o acompanhamento médico adequado.

Confira o boletim no link: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/arquivos-1/vigilancia-em-saude/be_virus_respiratorios_08_2025.pdf

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 05h01 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 34°

Sex 34°C 19°C
Sáb 35°C 20°C
Dom 37°C 21°C
Seg 36°C 20°C
Ter 34°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras