
O escritor e ilustrador Junior Misaki, natural de Patos (PB), está prestes a lançar sua sétima obra literária voltada ao público infantil e juvenil: O Natal do moleque do Beiral. O livro promete trazer ao leitor uma narrativa sensível e poética, retratando com delicadeza as memórias da infância do autor na comunidade ferroviária de sua cidade natal.
Doutorando em Letras (UPF), e mestre em Artes (UFRN), Misaki já possui um número expressivo de publicações que despertam reflexões sociais. Sua loja virtual no site Gibizada apresenta diversos títulos de sua autoria, entre eles a sua obra em espanhol El Gato Juan, e os títulos mais queridos pelas crianças como O Mágico do Seridó e A Tapioca da Vovó, que já conquistaram o público por sua linguagem poética, ilustrativa e proximidade afetiva com as raízes culturais do Nordeste.
Sobre a nova obra, o escritor explica: “São 20 páginas em prosa poética, que trago à tona memórias do Beiral ou da Beira da Linha, em Patos, onde vivi parte da minha infância e adolescência. Esse lugar foi marcado por exclusão social, mas também por lembranças que moldaram quem eu sou hoje”.
Misaki destaca que o livro não é apenas sobre sua própria história, mas também um registro coletivo: “Ali carrego não apenas as minhas lembranças, mas também as dos meus vizinhos e de outras crianças que enfrentavam a pobreza e a falta de políticas de apoio social. Quis eternizar essas memórias em uma obra delicada e acessível a todos”.
Todas as ilustrações foram realizadas em aquarela sobre papel, processo que o autor define como visceral: “Cada pintura nasceu carregada de emoção, como se fosse uma extensão da própria memória. Não é apenas ilustração: é sentimento, foram dez ilustrações em aquarela, uma técnica não muito fácil de pintar, quase desisti e apelei para o digital, mas algo me falava que eu deveria persistir, e consegui concluir este trabalho”, destacou.
O lançamento oficial está previsto para setembro, em Patos (PB), mantendo a conexão com o território que tanto inspira a narrativa. Misaki reforça que a obra não se limita ao período natalino: “É um livro para ser lido em qualquer época do ano, porque fala de pertencimento, memória e poesia.”
Com prefácio da professora Rejane Cunegundes, e mais de duas décadas dedicada à arte, Junior Misaki consolida-se como um dos nomes mais expressivos da literatura infantil e juvenil paraibana. Suas obras, entremeadas de música, afetos e lembranças culturais, têm se destacado por abrir caminhos de sensibilidade para crianças e jovens. Para mais informações sobre essa e outras publicações do autor, acesse a loja virtual de Junior Misaki na Gibizada: https://gibizada.com.br/
Assessoria
SINE PB Sine-PB oferta 259 vagas de emprego em Patos a partir desta segunda-feira
ACIDENTE Ciclista fica ferido após ser atingido por carro na BR-361, em Patos. Bicicleta fica parcialmente destruída
Dezembro Vermelho Dezembro Vermelho: CTA/SAE realiza ação de prevenção e cuidado no Centro Pop
OAB-PB Presidente da OAB-PB critica postura do STF e aponta desigualdade social como maior problema do Brasil durante entrevista em Patos
Crise hídrica Vereadora Perla Gadelha alerta para crise hídrica em Patos e defende busca urgente por soluções estruturais
Sacerdócio Vereadora Fátima Bocão destaca importância do sacerdócio e parabeniza Padre Jair pelos 45 anos de ordenação
Transparência Câmara Municipal de Patos recebe Selo Prata no Programa Nacional de Transparência Pública
Natal em Patos Espetáculo natalino da ONG Operação Resgate promete emocionar o público na Praça Edvaldo Mota nesta quarta-feira (10)
Hospital de Patos Emergência e Urgência do Hospital de Patos atendem 278 pessoas no plantão do fim de semana
Mín. 23° Máx. 37°