
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu, nesta quarta-feira (21), anular a sentença que havia cassado o mandato do prefeito de Pedra Branca, Allison Bastos (Republicanos).
A decisão foi tomada de forma unânime pelos desembargadores, que acompanharam o voto do relator, juiz Bruno Teixeira de Paiva, acolhendo o recurso da defesa e anulando o processo julgado em primeira instância.
Allison Bastos, assim como o vereador Geudiano de Sousa, havia sido cassado no âmbito de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) sob a acusação de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio. Além da perda dos mandatos, ambos tinham sido condenados à inelegibilidade por oito anos, ao pagamento de multa e à cassação dos diplomas.
No entanto, a corte eleitoral reconheceu falhas no trâmite inicial do processo, já que o vice-prefeito eleito, Francisco Teotônio, não havia sido incluído na ação.
Em trecho da decisão, o TRE destacou:
“A decisão desfavorável ao candidato eleito ao cargo de prefeito, que cassa o seu registro ou diploma, afetará igualmente o seu vice-prefeito, o que leva à formação do litisconsórcio passivo necessário.”
Em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, Allison Bastos afirmou que recebeu a decisão com tranquilidade e confiança na Justiça. “Recebi a sentença com muita responsabilidade, sempre confiando na Justiça. A gente sabia do nosso direito lá no TRE, apesar de alguns vícios que havia no processo. O desembargador anulou a sentença e pediu a extinção do processo.”
O gestor disse que tinha provas para se defender e atribuiu a ação a uma tentativa da oposição de tirar seu mandato. “Sempre tivemos provas robustas, mas sabíamos que se tratava de uma armação da oposição. Não podia um prefeito ser eleito com 75% da votação, a maior da história da cidade, e depois perder o mandato quase que por um tapetão. Seria um ataque à democracia e ao povo de Pedra Branca.”
Bastos também criticou a rapidez com que o caso tramitou em primeira instância. “A rapidez com que o processo andou em Itaporanga foi uma surpresa para todos os juristas que eu procurei. Ninguém entendia como aquilo aconteceu.”
Com o deferimento do recurso, a Justiça Eleitoral manteve Allison Bastos no cargo, garantindo a continuidade de sua gestão à frente do município de Pedra Branca.
Por Patos Online
Com informações do Diário do Sertão
Acidente fatal Homem morre em grave acidente entre Pedra Branca e Nova Olinda, no Vale do Piancó
Difamação Jovem de 20 anos tem celular apreendido suspeito de criar perfil usado para difamar mulheres em Pedra Branca
Mandado de Prisão Polícia Militar cumpre mandado de prisão em Pedra Branca
Chuvas Chove bem no Vale do Piancó, e Pedra Branca registra 150 milímetros; confira os índices
Posicionamento Defesa de prefeito e vereador eleitos em Pedra Branca emite nota sobre cassação de mandatos: “Armação da oposição”
Eleições 2024 Justiça Eleitoral cassa mandatos do prefeito e vereador eleitos em Pedra Branca por compra de votos Mín. 23° Máx. 35°