
Na próxima quinta-feira, dia 28 de agosto, Malta dará um importante passo no fortalecimento da cultura local com a realização da Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). O encontro será às 18h, no Auditório da Secretaria de Educação, e reunirá artistas, produtores culturais e representantes da sociedade para debater os rumos da política cultural no município.
De acordo com o secretário de Cultura, Esporte, Juventude e Turismo, Ranieri Rodrigues, a escuta será um espaço aberto e democrático para ouvir as demandas dos fazedores de cultura. “Queremos construir juntos um plano de ação que represente, de fato, os anseios dos nossos artistas. A PNAB é uma conquista histórica para o setor cultural e Malta não ficará de fora desse processo”, destacou.
A prefeita Ana Peixoto também reforçou a importância da participação da classe artística e reafirmou o compromisso da gestão com o fortalecimento da cultura. “Nosso governo tem trabalhado para dar voz aos artistas e ampliar os espaços de valorização da nossa identidade cultural. A escuta pública será um momento de união e construção coletiva”, afirmou.
A Política Nacional Aldir Blanc foi criada pelo Governo Federal com o objetivo de garantir recursos permanentes para o setor cultural, descentralizando investimentos e estimulando a participação da sociedade na definição de prioridades.
Em Malta, a expectativa é de ampla participação dos artistas locais. A Secretaria reforça que a presença da classe é fundamental para que o município avance na consolidação de políticas públicas que fortaleçam a arte e a cultura em todas as suas expressões.
Assessoria
CULTURA Malta celebra 32 anos da Banda Filarmônica Francisco Marques de Sousa
Chuvas em 2026 Malta registra chuva muito forte e ultrapassa os 200 mm no mês de abril; no ano, acumulado já é de 583,4 mm
ASSISTÊNCIA SOCIAL Malta conquista Selo FNAS 2025 e reforça compromisso com a assistência social
ESPORTE REGIONAL Copa Regional cidade de Malta de Futebol 2026 começa com grandes jogos e movimenta a cidade
Homicídio Jovem é executado com tiro na cabeça durante a madrugada em Malta
AVANÇO NA EDUCAÇÃO Malta supera meta nacional e alcança 83% na alfabetização, consolidando avanço na educação
São João 2026 Prefeitura de Malta anuncia Walkyria Santos e Nuzio Medeiros como atrações surpresas para o São João “Danado de Bom” 2026
FUTEBOL REGIONAL Copa regional de futebol cidade de Malta 2026 começa dia 11 e promete grandes emoções
AÇÃO SOCIAL Prefeita de Malta, Ana Peixoto, participa da entrega de mais de 1.300 ovos de Páscoa para alunos da rede municipal Mín. 21° Máx. 33°