Sexta, 10 de Outubro de 2025
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Regional SUS

Ministra Esther Dweck realiza entrega de 4 imóveis para fortalecer o SUS na Paraíba e firma parceria em gestão e inovação

Ações integram o programa Imóvel da Gente e vão beneficiar pacientes oncológicos e reforçar rede de urgência, enquanto parceria com prefeitura visa fortalecer a gestão pública municipal.

10/10/2025 às 11h00 Atualizada em 10/10/2025 às 12h01
Por: Marcos Oliveira Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, formalizou, nesta sexta-feira (10/10), às 10h, a entrega de quatro imóveis da União na Paraíba e a adesão de João Pessoa ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI). A destinação de imóveis integra o Programa Imóvel da Gente, que destina bens públicos ociosos ou subutilizados para fortalecer políticas sociais essenciais.  O destaque da agenda é uso do Imóvel da Gente para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial o atendimento a pacientes oncológicos

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O evento desta sexta contou com a presença da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, do prefeito de João Pessoa, Cicero Lucena, além de autoridades federais, estaduais e municipais.
Em João Pessoa, será cedido à Fundação Napoleão Laureano um conjunto de galpões com 3.429,68 m² de terreno e 1.717,25 m² de área construída. O espaço, atualmente desocupado, será adaptado para a instalação de 50 leitos exclusivos de cuidados paliativos destinados a pacientes oncológicos atendidos pelo SUS, ampliando o conforto e a dignidade no atendimento à população de baixa renda.

Em Campina Grande, a Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), instituição filantrópica reconhecida por sua atuação em tratamentos oncológicos de alta complexidade, receberá a cessão de um imóvel de 438 m² de área construída. O espaço será transformado em um Centro de Referência em Reabilitação de pacientes oncológicos, com consultórios médicos, áreas multidisciplinares e ambientes de reabilitação psicomotora. A iniciativa vai ampliar os serviços já oferecidos pela FAP, que atende pacientes de 148 municípios, sendo 90% deles pelo SUS.

Ainda em Campina Grande, foi formalizada a doação do imóvel que abriga o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A medida garante a regularização da área e assegura a continuidade das atividades do hospital, que oferece assistência de média e alta complexidade, além de desempenhar papel estratégico na formação de profissionais de saúde e no desenvolvimento de pesquisas e ações de extensão.

Continua após a publicidade
Banner Nilo Shineray

No sertão paraibano, o município de Malta recebeu o imóvel da União que anteriormente abrigava instalações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O espaço será adaptado para a instalação de uma base descentralizada do SAMU, reforçando a rede de atendimento de urgência e ampliando a agilidade nos serviços de saúde na região.

As ações integram a linha prioritária nº 3 do programa, voltada à área da saúde, em alinhamento com a iniciativa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que prevê o credenciamento de clínicas, hospitais filantrópicos e privados para atendimento de pacientes do SUS, com foco em seis áreas prioritárias – a oncologia entre elas.

Em relação ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), João Pessoa será uma das cidades pioneiras a integrar a iniciativa: 5ª do Brasil, ao lado de Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Juiz de Fora (MG) e Niterói (RJ). O PNGI oferece um pacote de mais de 30 serviços e soluções tecnológicas que otimizam a gestão pública municipal. Funciona como uma porta de entrada única: em um só lugar, estados e municípios podem acessar um pacote de serviços e soluções tecnológicas que otimizam a gestão pública em áreas estratégicas como transformação digital e compras públicas.  

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Imóvel da Gente

O Programa de Democratização de Imóveis da União, conhecido como Programa Imóvel da Gente, é uma iniciativa do Governo Federal que direciona imóveis sem uso ou ociosos para políticas públicas de habitação, educação, assistência social, saúde, cultura, esporte e outras áreas.
Desde sua criação, o programa já destinou cerca de 1.300 imóveis em todo o país, beneficiando mais de 400 mil famílias. Ao todo, mais de 18,5 mil km² foram destinados em 501 municípios, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal.

SERVIÇO

Entregas do MGI na Paraíba: inovação, gestão e imóveis da União
Data: 10 de outubro de 2025
Horário: 10h
Local: Hospital Napoleão Laureano – Av. Cap. José Pessoa, 1140 – Jaguaribe, João Pessoa – PB
No evento está prevista a participação da prefeita de Malta, Ana Maria Peixoto
Após o ato, haverá um momento reservado para atendimento à imprensa.

 

Assessoria 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Malta - PB
Sobre o município Notícias de Malta - PB
Patos, PB Atualizado às 13h01 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 35°

Sáb 36°C 21°C
Dom 36°C 22°C
Seg 35°C 22°C
Ter 36°C 22°C
Qua 35°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras