
O presidente Lula decidiu indicar o atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para o STF. A informação foi confirmada à coluna por pelo menos cinco auxiliares e aliados do petista.
Messias será indicado para a vaga do ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou antecipadamente da Corte, aos 67 anos de idade — o magistrado poderia ter continuado no STF até os 75 anos.
A expectativa é que Lula anuncie oficialmente a indicação de Messias nas próximas horas. O ministro, então, passará por sabatina no Senado, que decidirá se aprova ou não o nome dele para a Corte.
A indicação de Messias era apoiada sobretudo por lideranças do PT. Dos candidatos à vaga de Barroso no Supremo, o atual ministro da AGU era considerado o que Lula tinha mais proximidade.
Procurador da Fazenda Nacional concursado desde 2007, Messias tem 45 anos de idade. Com isso, pelas regras atuais, ele poderá ficar como ministro do Supremo pelos próximos 30 anos.
Messias atua como ministro da AGU desde janeiro de 2023, quando teve início o terceiro governo Lula. Antes disso, ele foi subchefe para Assuntos Jurídicos (SAJ) da Presidência durante o governo Dilma.
Com a escolha de Messias, Lula preteriu para a vaga de Barroso o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que era apoiado pelos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.
À coluna, a Secretaria de Imprensa do Planalto afirmou que não comenta sobre indicações do presidente ao STF e ressaltou que não há nenhum anúncio previsto para a quinta-feira (16/10).
Após a publicação da matéria, Messias disse à coluna não ter sido convidado. “Não fui convidado para nada. Isso não passa de especulação”, disse. A coluna, porém, mantém a informação.
Fonte: Metrópoles
SAÚDE Câmara de Patos solicita do Executivo PL que garanta fornecimento gratuito de sensores de glicose para crianças com diabetes tipo 1
Eleições 2026 Datafolha divulga primeira pesquisa após pré-candidatura de Flávio Bolsonaro
Inauguração Vereador Junior Contigo participa da chegada da primeira unidade da AeC no Sertão paraibano
Transparência Câmara de São José do Bonfim conquista Selo Ouro em Transparência Pública
QUEDA Avaliação do governo Lula tem leve viés negativo, aponta Datafolha, e estaciona na aprovação popular
Eleições 2026 Presidente do PSDB, deputado Fábio Ramalho, e mais quatro prefeitos declaram apoio a Nabor
Eleições 2026 Bolsonaro sinaliza escolha de Flávio como candidato ao Planalto em 2026
Fim da greve! Professores da UEPB aceitam proposta e encerram greve após mais de dois meses de paralisação
Clima tenso Sessão da Câmara de Patos é marcada por embates após solidariedade de parlamentares a Josmá Oliveira, vereador cassado pelo TRE Mín. 23° Máx. 35°