Sábado, 06 de Dezembro de 2025
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
Política Perda de mandato

TRE-PB mantém cassação de vereador de Itaporanga por fraude à cota de gênero nas eleições municipais

O julgamento ocorreu nesta quinta-feira (16), e confirmou a sentença da juíza Hyanara Torres, da 33ª Zona Eleitoral.

16/10/2025 às 20h30 Atualizada em 17/10/2025 às 11h08
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) manteve, por unanimidade (7 a 0), a decisão que cassou o mandato do vereador Ricardo Pinto (PP), do município de Itaporanga, por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. O julgamento ocorreu nesta quinta-feira (16), e confirmou a sentença da juíza Hyanara Torres, da 33ª Zona Eleitoral.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

De acordo com o tribunal, ficou comprovado que o Partido Progressistas (PP) lançou candidaturas femininas fictícias apenas para cumprir formalmente o percentual mínimo de 30% de candidaturas de mulheres, exigido pelo artigo 10, §3º, da Lei nº 9.504/97.

Entre os elementos que embasaram a decisão, o TRE destacou o caso de Ellenice Emilly Ramalho Pinto, candidata do partido que obteve apenas um voto, não realizou campanha nas redes sociais e apresentou movimentação financeira praticamente nula. Para a Corte, essas circunstâncias evidenciam que a candidatura foi apenas de fachada, configurando fraude eleitoral.

Com a confirmação da sentença, Ricardo Pinto perde o mandato de vereador, uma vez que a anulação dos votos da chapa afeta o quociente eleitoral do partido em Itaporanga. A decisão determina que seja feita a recontagem dos votos e a comunicação oficial à Câmara Municipal, que deverá cumprir a determinação do tribunal.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

A fraude à cota de gênero é considerada uma grave violação às normas eleitorais, pois compromete a efetiva participação feminina na política. O Ministério Público Eleitoral tem intensificado o combate a esse tipo de prática em todo o país, e o TRE-PB vem adotando uma postura firme para coibir candidaturas simuladas e garantir o respeito à legislação que promove a igualdade de gênero nas eleições.

Por Patos Online 
Com informações do Diamante Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itaporanga - PB
Sobre o município Notícias de Itaporanga - PB
Patos, PB Atualizado às 10h01 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 36°

Dom 37°C 23°C
Seg 36°C 23°C
Ter 37°C 23°C
Qua 37°C 23°C
Qui 37°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras