
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se dispôs a mediar o conflito envolvendo os Estados Unidos e a Venezuela, em meio à ofensiva americana contra o tráfico internacional de drogas na América do Sul. O assunto foi abordado em reunião entre o petista e o chefe da Casa Branca, Donald Trump, na Malásia neste domingo (26/10).
“O presidente Lula levantou o tema, disse que a América Latina e a América do Sul, especificamente, é uma região de paz, e ele se prontificou a ser um contato, um interlocutor — como já foi no passado — com a Venezuela para se buscar soluções que sejam mutuamente aceitáveis”, informou o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, após o encontro entre os líderes.
De acordo com o chanceler, o republicano agradeceu o gesto e concordou com a intermediação.
Nos últimos meses, os Estados Unidos vêm promovendo sua presença militar no mar do Caribe, próximo à Venezuela. A justificativa do governo norte-americano é conter o fluxo de entorpecentes que entram no país.
As tensões se intensificaram após Trump sugerir que poderia iniciar uma ofensiva terrestre no território venezuelano. Lula criticou a medida, em uma fala que gerou ruídos por colocar traficantes como “vítimas de usuários”. Após a declaração, o presidente brasileiro se retratou.
Fonte: Metrópoles
AUMENTO Congresso aprova reajuste e ganho extrateto a servidores; salários poderão chegar a R$ 77 mil
Caso Master Hugo Motta diz que CPI do Master respeitará fila de pedidos da Câmara
Gás do Povo Câmara aprova MP que cria o Programa Gás do Povo com botijão gratuito para famílias de baixa renda
Reajuste João Azevêdo anuncia reajuste salarial linear de 10% para todos os servidores do Estado
Agenda Prefeito de Salgadinho, Erivan Júlio, participa de imersão da CNM em João Pessoa com foco na captação de recursos
Câmara Federal Câmara retoma trabalhos e Motta tenta pacificação após um 2025 agitado
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual
Nepotismo MPPB recomenda exoneração de irmã da prefeita de Cajazeiras por suspeita de nepotismo Mín. 22° Máx. 37°