
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se dispôs a mediar o conflito envolvendo os Estados Unidos e a Venezuela, em meio à ofensiva americana contra o tráfico internacional de drogas na América do Sul. O assunto foi abordado em reunião entre o petista e o chefe da Casa Branca, Donald Trump, na Malásia neste domingo (26/10).
“O presidente Lula levantou o tema, disse que a América Latina e a América do Sul, especificamente, é uma região de paz, e ele se prontificou a ser um contato, um interlocutor — como já foi no passado — com a Venezuela para se buscar soluções que sejam mutuamente aceitáveis”, informou o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, após o encontro entre os líderes.
De acordo com o chanceler, o republicano agradeceu o gesto e concordou com a intermediação.
Nos últimos meses, os Estados Unidos vêm promovendo sua presença militar no mar do Caribe, próximo à Venezuela. A justificativa do governo norte-americano é conter o fluxo de entorpecentes que entram no país.
As tensões se intensificaram após Trump sugerir que poderia iniciar uma ofensiva terrestre no território venezuelano. Lula criticou a medida, em uma fala que gerou ruídos por colocar traficantes como “vítimas de usuários”. Após a declaração, o presidente brasileiro se retratou.
Fonte: Metrópoles
Tarifaço Após reunião de Lula e Trump, auxiliares devem iniciar negociações sobre tarifaço nesta segunda-feira (27)
Agenda Nabor e Lucas Ribeiro prestigiam FEAGROS em Sousa e destacam a força do agro para o desenvolvimento da Paraíba
APOIO Hugo Motta reafirma apoio do Republicanos à pré-candidatura de Lucas Ribeiro ao Governo da Paraíba
Encontro Lula e Trump se encontram na Malásia para discutir tarifaço
Eleições 2026 Hugo Motta critica movimento político de Cícero Lucena e diz que aproximação com oposição revela “desejo pessoal de disputar o governo”
Eleições 2026 Cícero Lucena confirma apoio a Lula nas eleições de 2026 e reforça sintonia com o governo federal Mín. 21° Máx. 35°