
A Polícia Federal desencadeou, na manhã desta quinta-feira (06/11), a 12ª fase da Operação Kori, tendo como alvo o combate ao armazenamento de material de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes em Campina Grande. Esta é a segunda operação da PF sobre o mesmo tipo de crime realizada no estado apenas hoje, reforçando a prioridade institucional no enfrentamento a delitos contra crianças e adolescentes.
A ação incluiu o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pelo Juízo da Vara de Crimes contra Pessoas Hipervulneráveis da Comarca de Campina Grande. O mandado foi executado na residência de um homem de 35 anos, apontado como suspeito de guardar arquivos ilegais.
Segundo as investigações, o alvo estava armazenando, em meios digitais, imagens e vídeos com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil, em descumprimento direto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O investigado poderá responder por aquisição e armazenamento de material ilícito, crimes previstos no artigo 241-B do ECA, classificados como hediondos e com pena que pode chegar a até quatro anos de reclusão, além de outras possíveis imputações, a depender da análise pericial do material apreendido.
A Polícia Federal destacou que, embora o termo “pornografia infantil” ainda conste na legislação, a nomenclatura mais adequada — e adotada internacionalmente — é “abuso sexual de crianças e adolescentes”, por expressar com mais precisão a gravidade e a violência envolvidas nesses crimes.
A PF também reforçou a importância do monitoramento e diálogo entre pais, responsáveis e crianças sobre o uso seguro da internet. Foram destacadas medidas essenciais, como:
Acompanhar o uso de redes sociais, aplicativos e jogos;
Observar mudanças de comportamento, como isolamento ou segredo sobre atividades virtuais;
Ensinar como reagir diante de contatos inadequados;
Estimular que crianças e adolescentes busquem ajuda sempre que se sentirem ameaçados.
A corporação enfatizou que a prevenção continua sendo o mecanismo mais eficiente para garantir a segurança de menores no ambiente físico e digital.
Por Patos Online
Absolvido Tribunal do Júri absolve homem acusado de tentar matar o cunhado em Itaporanga após a vítima perdoar o réu
Pediu perdão Mulher sobrevive após levar mais de dez tiros dentro de casa na Paraíba e faz forte desabafo: “Conselho me deram”
Feminicídio Professora é assassinada na Paraíba; ex-marido, apontado como autor, é encontrado morto em Pernambuco
Crime brutal Homem mata cachorro do vizinho a pauladas após flagrar animal cruzando com sua cadela, em Princesa Isabel
Tráfico de drogas Polícia Civil prende jovem usando tornozeleira eletrônica por tráfico de drogas em Pombal
Corpo encontrado Homem é encontrado morto em frente à Câmara de Vereadores de São Bentinho
PB, PE e RN Operação Karkinos: organização criminosa que movimentou R$ 60 milhões com contrabando de cigarros é alvo de ação interestadual
Comemorações Solenidade celebra os 10 anos do 3ºCRBM e os 34 anos do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, em Patos
Abuso sexual Polícia Federal deflagra 11ª fase da Operação Kori e apreende material de abuso sexual infantojuvenil em Cubati-PB Mín. 22° Máx. 37°