Quarta, 12 de Novembro de 2025
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Locais Agricultura

Agricultora reclama de desorganização na distribuição de soja em Patos; secretário de Agricultura explica alta demanda e defende o programa

Secretário Willame Lucena destaca importância do subsídio e da ampliação do programa estadual de apoio ao rebanho paraibano

12/11/2025 às 07h00
Por: Girleide Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma agricultora de Patos procurou a imprensa para reclamar da falta de organização durante a distribuição do farelo de soja, promovida pela Secretaria de Agricultura do Município. Segundo ela, o grande movimento e a ausência de um controle eficiente estariam dificultando o acesso dos produtores ao produto, especialmente no momento em que a estiagem afeta a alimentação dos rebanhos.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Em contato à Rádio Espinharas FM, o secretário de Agricultura de Patos, Willame Lucena, explicou que o alto volume de procura é resultado do sucesso e da importância do programa, que tem como objetivo garantir a manutenção do rebanho paraibano. Ele destacou que a iniciativa, implantada pelo Governo do Estado por meio da gestão do governador João Azevêdo, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e ampliou consideravelmente seu alcance. “Antes, eram apenas nove polos de distribuição. Hoje são 24, o que mostra a dimensão e a necessidade desse programa diante da estiagem severa que enfrentamos, a pior dos últimos 10 anos”, afirmou.

Ele também ressaltou ainda que o principal atrativo do programa é o subsídio oferecido pelo governo, que cobre metade do valor da soja. “Um saco que custa R$ 130 no mercado, aqui sai por R$ 64,75. Esse incentivo é o que faz o produtor vir em busca do farelo, especialmente neste período difícil de seca”, explicou. Ele lembrou que Patos é polo de atendimento para 14 cidades e que o serviço funciona de segunda a sexta-feira de forma igualitária, o que acaba gerando alta demanda e, por consequência, momentos de escassez temporária do produto.

O secretário também mencionou que a metodologia de distribuição adotada em Patos, que organiza os dias de entrega por cidades e faz um rateio das quantidades disponíveis, foi copiada por outros polos do estado, como forma de tornar o processo mais justo e permitir que um número maior de agricultores seja atendido.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

“Sempre buscamos uma divisão equilibrada, para que todos tenham acesso. A grande procura é sinal de que o programa está cumprindo seu papel de apoiar o produtor e garantir a sobrevivência do rebanho paraibano”, concluiu Willame.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 08h01 - Fonte: ClimaTempo
27°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 35°

Qui 36°C 21°C
Sex 33°C 23°C
Sáb 36°C 22°C
Dom 36°C 21°C
Seg 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras