
O Hospital São Francisco celebrou, na manhã desta quarta-feira (17), mais uma inauguração dentro das comemorações dos seus 50 anos de fundação: a apresentação da nova fachada da unidade. O momento reuniu amigos, profissionais de saúde e colaboradores, marcando meio século de evolução, modernização e ampliação dos serviços prestados à população.
Durante a solenidade, o diretor-presidente do hospital, Dr. Francisco de Assis, conversou com o Patos Online e expressou gratidão e emoção ao relembrar a trajetória construída ao longo de décadas. Segundo ele, o crescimento alcançado superou as próprias expectativas. “Foi uma jornada de muito trabalho, muita luta e até de sofrimento, mas hoje nos sentimos realizados com tantas conquistas. Eu mesmo estou surpreso por termos chegado tão longe”, afirmou.
Entre os principais avanços destacados está a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), considerada uma das mais bem estruturadas da região. O setor conta com equipamentos modernos, equipe altamente qualificada, sistema de plantões organizado e a atuação permanente de um médico intensivista responsável pela coordenação, fiscalização, inovações e aprimoramentos contínuos dos cuidados intensivos.
Outro marco importante é o serviço de hemodinâmica, inserido no processo de expansão e modernização da cardiologia no Sertão da Paraíba. O hospital já realizou um grande número de cateterismos cardíacos e angioplastias, procedimentos fundamentais para a dilatação das coronárias. Com isso, a unidade está apta a receber e tratar, de forma imediata e em caráter de urgência, casos de infarto agudo do miocárdio — uma realidade bem diferente do passado, quando sequer existiam trombolíticos disponíveis para esse tipo de atendimento.
Dr. Francisco relembrou a evolução da medicina ao longo de sua carreira, desde os tempos em que os recursos eram limitados até a atualidade, quando procedimentos de urgência radiológica são conduzidos por especialistas em hemodinâmica. “Hoje entregamos esses casos aos colegas hemodinamicistas, que são altamente especializados e realizam cateterismos e angioplastias com excelência”, destacou.
A estrutura de retaguarda também foi ressaltada como essencial para o funcionamento integrado dos serviços. Pacientes que necessitam de cuidados intensivos após procedimentos na hemodinâmica são encaminhados para a UTI, onde contam com uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos plantonistas e um intensivista que atua como coordenador geral do setor.
Ao final, o diretor-presidente afirmou sentir-se profundamente gratificado por ter contribuído de forma decisiva para que o Hospital São Francisco alcançasse o atual patamar. “Temos hoje um hospital que podemos chamar, de fato, de hospital, oferecendo um serviço primoroso e de alta qualidade para toda a população”, concluiu.
Confira a entrevista abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Por Patos Online
Celebração Paciente de 60 anos celebra conclusão da quimioterapia contra o câncer de mama no Hospital do Bem, em Patos
Iluminação em LED Patos firma parceria com a Caixa e terá iluminação pública 100% em LED
Falta de condições Diretor sindical dos Correios, em Patos, fala sobre a greve dos servidores e diz que a empresa tem trabalhado para desvalorizar o serviço prestado pelos trabalhadores
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
PAA Morador reclama de falta de organização em filas durante entrega de alimentos do PAA em Patos; Secretaria de Desenvolvimento Social se pronuncia
Falta de água Cagepa comunica interrupção no abastecimento em bairros da Zona Norte de Patos nesta quinta-feira (18)
Advocacia Noite da Advocacia celebra conquistas e fortalece a classe em Patos
Pedido de ajuda Família patoense faz novo apelo por ajuda para custear consulta especializada de garoto de 12 anos após apresentar múltiplos caroços no pescoço
Reclamação Moradora reclama de falta de água no setor Santa Clara/José Mariz, em Patos Mín. 23° Máx. 35°