
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou uma série de providências aos prefeitos e aos presidentes das Câmaras Municipais de Santa Luzia, Várzea, São José do Sabugi e Junco do Seridó, ao comandante da Polícia Militar e ao delegado da Polícia Civil de Santa Luzia em relação à segurança pública.
A recomendação foi expedida pela promotora de Justiça de Santa Luzia, Vanessa Bernucci Pistelli, em razão da grave crise por que passou a Comarca de Santa Luzia, sobretudo a sede, que foi palco de diversos homicídios e outros crimes perpetrados pelas organizações criminosas Nova Okaida e Comando Vermelho, entre o final de 2024 até meados de 2025.
Segundo a promotora de Justiça, a recomendação ministerial traz as conclusões da reunião realizada com as forças de segurança pública de Santa Luzia no último dia 12 de dezembro. Ela também foi expedida devido à necessidade de contribuir com a produção do conjunto probatório e de documentos informativos que compõem a persecução penal; de garantir a segurança jurídica do policial na atividade operacional; os cuidados com a cadeia de custódia da prova; a prevenção de novos crimes e para impedir a reorganização das facções criminosas que foram alvos das operações já realizadas pela Polícia Civil da Paraíba.
Medidas recomendadas
Ao prefeito de Santa Luzia foi recomendado a obtenção de autorização orçamentária pelo Legislativo Municipal para providenciar a aquisição de equipamentos de segurança, como drone e câmeras, cujas especificações técnicas foram apontadas pela Polícia Civil. A propriedade desses equipamentos será da Prefeitura, mas para garantir a independência e a não ingerência do Executivo nas investigações criminais, a decisão quanto ao posicionamento das câmeras e o acesso às imagens deverá ficar restrito às equipes das polícias Civil e Militar, sem a previsão de contraprestação.
Não havendo dotação orçamentária, foi recomendado aos prefeitos dos quatro municípios que encaminhem projeto de lei às Câmaras Municipais para a implementação e ampliação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas municipais em todos os anos letivos, especialmente para a impressão de cartilhas e outros materiais necessários à divulgação do programa nas salas de aula. Eles também foram orientados a desenvolver e projetar, de forma estratégica, outros programas de proteção e incremento da segurança pública, notadamente, mas não somente, a aquisição conjunta do drone, considerando que o equipamento poderá auxiliar na segurança de todas essas cidades.
Prevenção e capacitação
Também foi recomendado aos gestores que desenvolvam e projetem políticas públicas de educação e prevenção, para evitar que crianças e adolescentes sejam aliciados por organizações criminosas, mediante incentivo a atividades de lazer, cultura e esporte no contraturno das atividades escolares.
Já aos presidentes das Câmaras Municipais foi recomendado a adoção das providências administrativas necessárias à apresentação de projetos de lei na sessão plenária de suas respectivas Casas Legislativas para aprovação ou não da dotação orçamentária necessária à implementação das políticas públicas voltadas à segurança pública (prevenção e repressão).
Ao comando da PM, que providencie capacitações aos policiais militares com atuação nas cidades de Santa Luzia, Várzea, São José do Sabugi e Junco do Seridó, para que se atentem às disposições relativas à cadeia de custódia no Código de Processo Penal (CPP), com destaque para o artigo 158-B, incisos I e II, o qual prevê a necessidade de reconhecimento e isolamento de local do crime até a chegada da polícia civil e/ou científica, de modo que o local do crime não seja modificado até a realização de perícia e coleta dos materiais.
Ao delegado de Polícia de Santa Luzia foi recomendado que, havendo crime, notadamente que deixe vestígios, que observe o disposto os artigos 158-A e 158-B do CPP, comunicando o seu superior hierárquico ou, não havendo retorno, o Ministério Público, na hipótese de ausência de materiais e/ou equipe técnica para realizar as perícias e/ou a análise das informações de eventuais quebras de dados de extratos celulares/interceptações telefônicas/sigilo bancário ou fiscal, a fim de que a investigação não fique prejudicada e/ou paralisada. Também foi orientado a observar o procedimento de reconhecimento de coisas e pessoas previsto no artigo 226 do CPP e a não manter, tanto quanto possível, procedimentos físicos na Delegacia de Polícia, providenciando a digitalização de todos os boletins de ocorrência, VPIs, TCOs e inquéritos, de modo a evitar perda/extravios.
Caso o crime cause prejuízo, o delegado foi orientado a elaborar o auto de avaliação, ainda que indireto, chamando, sempre que possível, a vítima, para auxiliar na quantificação do dano.
Os prefeitos, presidentes das Câmaras Municipais, comandante da PM e delegado de Polícia de Santa Luzia têm 10 dias úteis para se manifestarem sobre o atendimento espontâneo da recomendação, relacionando as medidas que serão tomadas com vistas ao seu cumprimento, bem como o prazo previsto para cumpri-las em sua integralidade.
Cópias da recomendação ministerial foram encaminhadas também ao delegado seccional da Polícia Civil e ao superintendente da Polícia Civil de Patos; ao Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Santa Luzia e ao juiz da Comarca.
SÃO JOÃO SEGURO Operação São João Seguro apreende drogas, loló e material para o tráfico em Patos; quatro pessoas são conduzidas à delegacia
POLÍCIA Polícia Civil da Paraíba deflagra operação contra grupo investigado por furtos digitais e uso de bets clandestinas
OPERAÇÃO PONTO CEGO Operação da Polícia Civil remove 69 câmeras clandestinas usadas por facções criminosas na Paraíba
COMBATE AO TRÁFICO Ação integrada entre Polícia Militar e Polícia Civil resulta na apreensão de entorpecente em Teixeira-PB
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Polícia Militar age rapidamente e prende suspeito de violência doméstica contra idosa em Passagem-PB
ORIENTAÇÕES Polícia Civil orienta população sobre cuidados com celulares durante os festejos juninos em Patos
INVESTIGAÇÃO Delegado fala sobre indiciamento de três servidoras por furto de tablets em escola de Patos
COMÉRCIO ILEGAL Operação da PF mira esquema de medicamentos proibidos e com distribuição na Paraíba e outros estados
CRIME PF cumpre mandado no Sertão por suspeita de armazenamento de imagens de abuso infantojuvenil Mín. 20° Máx. 35°