
O STF (Supremo Tribunal Federal) formalizou nessa quinta-feira (19) a abertura de uma ação penal contra o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), réu pelo crime de coação.
A Primeira Turma do STF aceitou em novembro do ano passado denúncia apresentada pela PGR (Procuradoria-Geral da República). Votaram para receber a acusação os ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, sustenta na denúncia apresentada em setembro do ano passado que Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo articularam sucessivas ações voltadas a intervir nos processos judiciais para beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o próprio blogueiro.
A denúncia foi apresentada no âmbito do inquérito em que o ex-presidente também foi indicado pela PF (Polícia Federal). O procurador-geral, no entanto, não apresentou denúncia contra Bolsonaro, que já foi condenado pelo STF a 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado.
A abertura da ação penal é praxe e acontece após o recebimento da denúncia pelo STF. Durante a tramitação da ação, acontecem, entre outras medidas, os depoimentos dos investigados, das testemunhas de acusação e de defesa. Ao final do processo, os ministros julgam e decidem se condenam ou absolvem os réus.
Fonte: CNN Brasil
Projeto de Lei Projeto em tramitação na Câmara de João Pessoa pode permitir sepultamento de animais de estimação em jazigos da família
Intimado Moraes manda PF intimar presidente da Unafisco após críticas ao STF
Sigilo Caso Master: Mendonça amplia autonomia da PF e reduz sigilo
Afastamento Auditor da Receita suspeito de vazar dados da enteada de Gilmar é dispensado de chefia
Penduricalhos Dino proíbe novas leis e atos que criem “penduricalhos” fora do teto
Caso Master Liquidações ligadas ao Master somam rombo de R$ 52 bilhões no Fundo Garantidor de Créditos
Eleições 2026 Deputado Lindbergh Farias aciona TSE contra Flávio Bolsonaro por suposta propaganda eleitoral antecipada
Retratação Deputado Rogério Correia, do PT, se retrata após compartilhar montagem com Bolsonaro feita por IA
Carnaval 2026 Escola de samba que homenageou Lula no Carnaval do Rio de Janeiro fica em último lugar e é rebaixada Mín. 23° Máx. 35°