
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal intime o presidente da Unfisco Nacional (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), Kleber Cabral, para que ele preste esclarecimentos sobre as declarações dadas à imprensa ao longo da quarta-feira (18).
Ele foi intimado a depor nesta sexta-feira (20), às 15h.
Uma das entrevistas, por exemplo, foi à CNN Brasil, em que ele disse entender não haver indícios de que o auditor alvo de Moraes na operação de quarta-feira efetivamente vazou dados.
A outros veículos, ele chegou a dizer que gera mais temor aos servidores da Receita investigar a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) do que o STF.
Na quarta, a Unafisco também divulgou nota crítica à operação.
Ela disse, por exemplo, que a entidade manifestava preocupação com a operação e que é preciso observar o devido processo legal, a presunção de inocência e a proporcionalidade das medidas adotadas.
Lembrou também que “em 2019, também utilizando o Inquérito das Fakenews, o ministro Alexandre de Moraes afastou dois Auditores-Fiscais acusados de vazamento de informações fiscais de parentes de ministros do STF” e que “posteriormente a acusação mostrou-se sem nenhum lastro probatório, tendo sido os dois Auditores-Fiscais reintegrados”.
“Os Auditores-Fiscais da Receita Federal não podem, mais uma vez, ser transformados em bodes expiatórios em meio a crises institucionais ou disputas que não lhes dizem respeito. A instrumentalização de servidores públicos para deslocar o foco do debate público compromete a credibilidade das instituições e enfraquece o Estado de Direito”, complementou.
A CNN Brasil procurou o STF e aguarda uma posição.
Fonte: CNN Brasil
Sigilo Caso Master: Mendonça amplia autonomia da PF e reduz sigilo
Afastamento Auditor da Receita suspeito de vazar dados da enteada de Gilmar é dispensado de chefia
Penduricalhos Dino proíbe novas leis e atos que criem “penduricalhos” fora do teto
Caso Master Liquidações ligadas ao Master somam rombo de R$ 52 bilhões no Fundo Garantidor de Créditos
Eleições 2026 Deputado Lindbergh Farias aciona TSE contra Flávio Bolsonaro por suposta propaganda eleitoral antecipada
Retratação Deputado Rogério Correia, do PT, se retrata após compartilhar montagem com Bolsonaro feita por IA
Carnaval 2026 Escola de samba que homenageou Lula no Carnaval do Rio de Janeiro fica em último lugar e é rebaixada
Evolução Professor vítima de acidente na PB-306, em Teixeira, passa por cirurgia e é extubado; médico do Hospital de Trauma atualiza o quadro
Agenda política Nabor Wanderley prestigia Carnaval de Ingá ao lado do prefeito Jan de Manoel da Lenha e lideranças do Agreste Mín. 23° Máx. 35°