
Imagens enviadas ao Patos Online na tarde desta terça-feira (3) mostram a situação atual do açude responsável pelo abastecimento de São Mamede. O reservatório permanece completamente seco, mesmo após a intensificação das chuvas na região na última semana.
O internauta Junior, que registrou as imagens, demonstrou preocupação com a estrutura do manancial, destacando a existência de buracos ao longo do talude (balde), além da presença de vegetação em diversos pontos da área que normalmente estaria coberta por água.
De acordo com o monitoramento divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) nesta terça-feira (3), o açude está com 0,00% da capacidade total, que é de 15.791.280,00 metros cúbicos.
Apesar das chuvas recentes, ainda não houve recarga suficiente para acumulação de água no reservatório. Diante do cenário, moradores avaliam que o momento seria oportuno para a realização de serviços de manutenção e reparos preventivos, como o desassoreamento, aproveitando o fato de o manancial estar totalmente vazio.
A redação do Patos Online deixa o espaço aberto para que os órgãos responsáveis pela gestão e manutenção do açude se posicionem sobre a situação.
Por Patos Online
TEMPO NO SERTÃO Patos e municípios do Sertão estão sob alerta de baixa umidade do Inmet
Garantia-Safra Prefeitura de Olho d’Água divulga calendário de atendimento do Garantia-Safra 2026/2027 para agricultores
SAMU MATURÉIA SAMU de Matureia capacita profissionais para uso de compressor torácico automático
OPORTUNIDADES Semana começa com 695 vagas de emprego na Paraíba; Patos concentra 308 oportunidades
MEIO AMBIENTE Pesquisadores e agricultores desenvolvem soluções para reduzir impactos da desertificação no semiárido da Paraíba
CATINGUEIRA-PB Catingueira promove capacitação para atualizar profissionais sobre BPC, Cadastro Único e Bolsa Família Mín. 21° Máx. 36°