
A Barragem da Farinha, localizada em Patos, atingiu 89,85% de sua capacidade total, conforme dados atualizados nesta segunda-feira (23) pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA).
Conforme o levantamento, o manancial acumula atualmente 23.124.768,36 metros cúbicos de água, de um total de 25.738.500 m³. Entre o domingo (22) e a manhã desta segunda, a barragem recebeu uma afluência de 201.056,28 m³, mantendo a tendência de crescimento no volume armazenado.
Com isso, faltam aproximadamente 2,6 milhões de metros cúbicos para que o reservatório atinja sua capacidade máxima e comece a sangrar, o que representa pouco mais de 10% do total.
Já o Açude do Jatobá não apresentou aumento no volume e permanece com 28,70% da capacidade, o equivalente a 5.027.597,00 m³ de um total de 17.516.000,00 m³.
Outro importante manancial da região, a Barragem Capoeira, também registrou boa recarga nos últimos dias. Apesar de a AESA ter atualizado os dados apenas duas vezes neste mês de março, foi possível observar um avanço significativo no volume armazenado. Na última atualização, realizada na sexta-feira (20), o reservatório contava com 9.057.556,60 m³, correspondendo a 16,95% da capacidade.
Em comparação com o início do mês, quando registrava 9,60% (5.132.092,00 m³), houve um acréscimo de 3.925.464,60 m³. Além disso, mesmo sem nova atualização oficial nesta segunda-feira (23), medições indicam que a lâmina d’água da barragem subiu cerca de 1,35 metro nas últimas 48 horas, reflexo direto das chuvas que seguem atingindo a região.
O cenário reforça a expectativa positiva para o abastecimento hídrico no Sertão, especialmente com a proximidade da sangria da Barragem da Farinha, considerada um dos principais reservatórios de Patos.
Por Patos Online
ESTRADA ALTERNATIVA Fechamento de estrada vicinal em propriedade privada no Sítio São João preocupa moradores da zona rural de Matureia
Balanço Paraíba terminou abril com mais de 3,2 milhões de eleitores
CLIMA Paraíba deve ter chuvas acima da média e temperaturas elevadas em maio, aponta INMET
CRISE DAS CHUVAS Chuvas deixam mortos e mais de 3 mil fora de casa na Paraíba; estado decreta emergência por 180 dias
São Pedro 2026 Prefeitura de São Mamede divulga programação oficial do São Pedro 2026 com grandes atrações musicais
ALERTA NO ESTADO Chuvas elevam número de desalojados para mais de 2,2 mil na Paraíba; veja como ajudar famílias afetadas
IMPACTOS DAS CHUVAS Chuvas provocam danos em rodovias estaduais e DER intensifica monitoramento na Paraíba
EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO Projeto de estudantes do IFPB usa história em quadrinhos e jogo educativo para ajudar a identificar casos de abuso infantil na Paraíba
Abril verde Encerramento do Abril Verde em Catingueira reforça importância da prevenção e cuidado com trabalhadores Mín. 21° Máx. 34°