CLEVER
Sexta, 28 de Agosto de 2026
Banner Dr Paulo Arnon
UNIFIP
Banner CCAA
Política ELEIÇÕES 2026

Patos já registra três denúncias de crimes eleitorais; Paraíba soma 76 casos

Município aparece entre as cidades paraibanas com registros de irregularidades na propaganda eleitoral, segundo o sistema Pardal

28/08/2026 às 08h00
Por: Higor Oliveira Fonte: Patos Online com Portal Correio
Compartilhe:
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Justiça Eleitoral recebeu, até as 10h desta quinta-feira (27), 76 denúncias de crimes eleitorais na Paraíba. Entre os municípios com registros está Patos, que contabiliza três denúncias, segundo dados do sistema Pardal, ferramenta da Justiça Eleitoral destinada ao recebimento de denúncias sobre possíveis irregularidades na propaganda eleitoral.

Continua após a publicidade
Banner Avelloz Interno

Patos aparece entre as cidades com maior número de registros no estado. Campina Grande lidera, com 24 denúncias, seguida por João Pessoa, com 20, e Santa Rita, com quatro. O município sertanejo soma três registros.

Com duas denúncias cada aparecem Arara, Cabedelo, Ingá, Puxinanã e São Bento. Também há registros em Algodão de Jandaíra, Alhandra, Bananeiras, Bayeux, Conde, Cuité, Mamanguape, Monteiro, Paulista, Santa Helena, São José do Brejo do Cruz e Sertãozinho, com uma denúncia cada.

Das 76 denúncias registradas na Paraíba, 26 são referentes a irregularidades em campanhas para deputado estadual; 16 envolvem partidos, coligações ou federações; 14 estão relacionadas à disputa para governador; 14 para deputado federal; três para presidente e três para o Senado.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Tipos de irregularidades denunciadas

  • Vias públicas: 13

  • Adesivos em automóveis: 12

  • Carro de som, minitrio ou trio elétrico: 12

    Continua após a publicidade
    Cultura Patos
  • Outdoors e outdoors eletrônicos: 10

  • Bens particulares: 7

  • Propaganda na internet: 7

  • Alto-falantes e amplificadores de som: 6

  • Bens públicos: 3

  • Comícios e showmícios: 2

  • Não informado: 2

  • Confecção, utilização ou distribuição de brindes: 1

  • Distribuição de material gráfico: 1

Como denunciar

Por meio do Pardal, eleitoras e eleitores podem encaminhar denúncias à Justiça Eleitoral sobre possíveis irregularidades na propaganda eleitoral. As informações são analisadas pela Justiça Eleitoral, responsável pela adoção das providências cabíveis.

O objetivo da ferramenta é facilitar a participação da sociedade na fiscalização do cumprimento das regras eleitorais e agilizar o encaminhamento de informações sobre eventuais irregularidades.

O Pardal está disponível gratuitamente para smartphones e tablets nas plataformas Google Play e App Store. Para acessar o aplicativo, a pessoa usuária deve se identificar por meio do e-Título ou da plataforma Gov.br.

Segundo a Justiça Eleitoral, o denunciante permanece protegido por sigilo, independentemente da forma de autenticação utilizada.

Ao registrar uma denúncia, o usuário deve descrever a suposta irregularidade. O sistema faz uma classificação preliminar da ocorrência entre propaganda eleitoral irregular na internet e outras modalidades de irregularidades na propaganda eleitoral.

Antes do preenchimento das informações complementares, o aplicativo apresenta orientações sobre as condutas permitidas ou proibidas pela legislação eleitoral, de acordo com o tipo de denúncia selecionado. A medida busca reduzir registros equivocados ou sem fundamento.

Por Patos Online
Com informações do Portal Correio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 08h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 35°

Sáb 35°C 21°C
Dom 36°C 22°C
Seg 36°C 22°C
Ter 37°C 21°C
Qua 38°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras