O Governo do Estado da Paraíba, seguindo a Reforma da Previdência que foi aprovada no Congresso Nacional, sancionada pelo presidente Bolsonaro (sem partido), e que foi também aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba por pedido do Governador João Azevedo, começou a colocar em prática as novas regras para servidores públicos estaduais. Neste mês de março de 2020, assim que tiveram início aos contracheques, os Policiais Militares se revoltaram com os descontos.
Os descontos criaram uma revolta quase generalizada e alguns policiais colocaram a culpa na Guarda da Reserva da Polícia Militar, alegando que não existe pressão no Governo do Estado e nas lutas da categoria porque a Guarda da Reserva serve para desvalorizar a Polícia Militar. Em trecho de diálogo em grupo de WhatsApp da Polícia, um sargento de Patos relata que a Guarda da Reserva é “Maldita”. “Em 2011, quando ela foi fundada, essa maldita Guarda da Reserva, que ia atrapalhar a Polícia todinha...muita gente disse que eu estava errado, mas ela continua atrapalhando. Ela atrapalhou o reformado, aquele pobre que trabalhou 30 anos, que não tem mais aumento, por causa de vocês que estão trabalhando de graça. Ela atrapalhou o pessoal da ativa que não tem mais aumento...e atrapalhou aqueles que estão ficando velho e que não podem ir para um canto bom porque vocês tiraram a vaga deles...a culpa todinha que tá acontecendo é dessa Guarda da Reserva! Quando vocês criarem vergonha e tudinho derem baixa, o Estado melhora, porque o Governo vai ter que contratar soldado novo...”, relatou em trecho do áudio que circula no WhatsApp.
Um tenente da Guarda da Reserva da Polícia Militar saiu em defesa dos colegas e levou o caso ao conhecimento do Comando de Polícia Regional II (CPR II). Ele disse que as providencias estão sendo tomadas para exigir as medidas cabíveis diante das palavras desrespeitosas.
A Polícia Militar foi duramente atingida com a reforma da previdência no Estado da Paraíba que seguiu a nacional, porém, todas as categorias de servidores públicos estaduais sentiram os impactos, pois os descontos nos contracheques já começaram a vigorar a partir deste mês de março.
Jozivan Antero – Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 37°