O ministro da saúde, Henrique Mandetta, em seu pronunciamento na tarde deste sábado (28), pelo canal de TVBrasilGov, atualizou o boletim epidemiológico sobre o novo coronavírus, e na oportunidade fez um comentário sobre como o Ministério da Saúde está tratando a questão da quarentena em todo o país.
Ele disse que é preciso ter cuidado com a análise no tocante ao grau de retenção que uma sociedade deve ser submetida. Mesmo assim, deixou claro que dependendo de como a situação atual se comporte nos próximos dias, pode ser necessário adotar o chamado “Lock Down”, quando todos são proibidos de deixar suas casas em decorrência do risco de um desastre generalizado, em alguma cidade específica.
E pontuou:
“O que não existe é um Lock Down, um fechamento de todo o território nacional, ao mesmo tempo desarticulado. Isso é um desastre que vai causar muito problema pra nós da saúde”, explicou.
Como medida para evitar maiores complicações em virtude da quarentena generalizada, o ministro Mandetta fez um apelo aos governadores de todo o país, para que não tomem atitudes intempestivas, mas procurem coordenar as ações a nível nacional e em consonância com o governo federal.
“Se for cada um olhar pro seu umbigo, vai ficar muito difícil, e nós vamos poder ter muitos problemas pra poder organizar um país tão complexo quanto esse. Nós temos gente, temos capacidade, temos o diagnóstico, temos números, basta que nós façamos tudo juntos”, reforçou.
Ouça mais detalhes na áudio que segue.
Matéria por Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 37°