Quinta, 09 de Janeiro de 2025
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Meu Bom Atacado
Banner Topazio Tintas
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Clima Sublime
Destaque Destaque

Energisa também está impedida de cortar energia de consumidores inadimplentes em Patos

29/03/2020 às 10h48
Por: PATOS ONLINE Fonte: Texto: Larissa Claro, com informações da Gecom/TJPB
Compartilhe:

O Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública de Paraíba (DPE-PB) em  Patos também conseguiu na Justiça que a Energisa se abstenha, no prazo  de 48 horas, de realizar a suspensão do fornecimento de energia elétrica  de todos os consumidores inadimplentes enquanto durar o estado de calamidade pública (Decreto 40.122, de 13 de março de 2020) pela  pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A juíza Vanessa Moura Pereira  de Cavalcante também determina que a empresa religue os serviços  suspensos após o decreto, sob pena de aplicação de multa diária no valor  de R$ 5 mil, limitado a R$ 100 mil.

"Apesar de existir um recurso por parte da Defensoria Pública no  Tribunal de Justiça pedindo a extensão dos efeitos para todo o estado,  como a Energisa vem descumprindo a determinação da Aneel na cidade de  Patos, nós resolvemos provocar o judiciário local", explicou a defensora  pública da comarca de Patos, Mariane Fontenelle.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Na ação, a Defensoria também alegou que, diante da recomendação de  que as pessoas  permaneçam em isolamento social, o serviço de energia  elétrica se tornou  ainda mais indispensável.

"No caso dos autos, tem-se que é notório o grave problema sanitário que  atravessa o mundo face a pandemia provocada pelo Covid-19 (coronavírus), situação esta vista como extrema em todos os níveis de Poder,  demandando atuação do Estado, a fim de minimizar os nefastos efeitos  provocados pela disseminação do vírus", ressaltou a juíza na decisão.

Continua após a publicidade
Banner Topazio Tintas

A magistrada, contudo, negou a aplicação da medida em todo o território  paraibano e justificou: "Conquanto a autora tenha pleiteado a concessão  da medida em questão tenha validade em todo Estado da Paraíba, não há  como esse Juízo, em sua competência, determinar a medida antecipatória com alcance em todo o Estado da Paraíba, até porque, não se trata o  presente feito de Ação Civil Pública".

Em João Pessoa, a DPE também ingressou com ação depois que a empresa se  negou a acatar uma recomendação expedida pelo Núcleo de Direito do Consumidor (Nudecon). A Justiça concedeu a liminar na última  segunda-feira (23). 

Continua após a publicidade
Banner Meu Bom Atacado

Texto: Larissa Claro, com informações da Gecom/TJPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 08h07 - Fonte: ClimaTempo
28°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 37°

Sex 37°C 24°C
Sáb 34°C 24°C
Dom 33°C 24°C
Seg 26°C 24°C
Ter 32°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras