Um porta-voz do governo da Coreia do Sul lançou dúvidas sobre se é de fato grave o estado de saúde do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Segundo reportou a CNN, um integrante da presidência sul-coreana informou que não foram identificadas evidências que corroborem que a situação de Kim é delicada.
Autoridades governamentais de Seul acreditam que o chefe norte-coreano está em viagem, fora da capital, Pyongyang, com membros do governo. A versão é diferente do que parte da mídia sul-coreana divulgou, de que Kim estaria se recuperando de uma cirurgia cardiovascular na região de Mount Myohyang.
Na noite de segunda-feira (20), uma autoridade dos EUA disse à CNN que Washington estava monitorando a situação de Kim. Reunir informações da Coreia do Norte é notoriamente difícil — um dos alvos mais desafiadores da inteligência americana.
Kim recentemente perdeu a comemoração do aniversário de seu avô em 15 de abril, o que levantou especulações sobre seu bem-estar. Ele foi visto quatro dias antes em uma reunião do governo.
Na Coreia do Sul, as principais reportagens sobre o caso foram publicadas pelo jornal digital Daily NK, integrado, em parte, por desertores do país vizinho, e visto com ressalvas naquele país.
Segundo o Daily NK, Kim teria passado por um procedimento cardiovascular no dia 12 de abril, devido ao “excesso de fumo, obesidade e trabalho”, e estaria se recuperando, o que não foi confirmado pela CNN.
CNN Brasil
DESASTRE Número de mortos após terremotos na Venezuela sobe para 1.430
TERREMOTOS Venezuelanos procuram por 40 mil pessoas desaparecidas após terremotos no país
JUSTIÇA Justiça dos EUA aceita atuação da AGU e suspende pedido de revelia contra Alexandre de Moraes
DECLARAÇÃO Trump chama Lula de “volátil” e diz não se importar com o brasileiro
ORIENTE MÉDIO Trump anuncia acordo de paz entre Estados Unidos e Irã
POLÍTICA “Vítima e juiz”: o que Justiça italiana diz de Moraes no caso Zambelli
REAÇÃO DOS EUA Comando Sul dos EUA se manifesta após PCC e CV serem classificados como terroristas
TERRORISMO Designação dos EUA ao PCC e ao CV como grupos terroristas passa a valer a partir de hoje
ECONOMIA Governo Lula vê tarifa de 12,5% dos EUA como cenário mais provável para produtos brasileiros Mín. 19° Máx. 35°