Quinta, 12 de Fevereiro de 2026
Banner Dr Romulo
Banner Vera Cruz Topo
UNIFIP
Banner Nissa Niscar PB
Mundo Mundo

'Dia bastante especial', diz astrônomo sobre lançamento espacial tripulado

31/05/2020 às 02h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Foto: Reprodução / CNN
Compartilhe:

O astronômo do Centro Universitário FEI Cássio Barbosa falou à CNN sobre o lançamento com sucesso do voo espacial tripulado da nave espacial Crew Dragon pela Nasa na tarde deste sábado (30). A missão, que é fruto de parceria público-privada da Agência Espacial Norte-Americana com empresa aeroespacial SpaceX, havia sido remarcada após ter seu lançamento no último dia 27 adiado devido ao mau tempo.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

"É um dia bastante especial. Depois de nove anos os Estados Unidos mandando seus próprios astronautas de solo americano, com uma empresa americana... No Youtube são 5 milhões de pessoas ao vivo assistindo", comemora, dizendo também como deve estar a cabeça dos astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley, que serão levados até a Estação Espacial Internacional.

"Existe uma preparação, um treinamento, protocolo para tudo isso, mas a carga emocional é grande. Os dois são veteranos, experientes para suportar. A maior pressão é psicologica, de voltar a viajar no espaço a partir dessa plataforma de lançamento histórica", disse. 

Barbosa cita a importância para os Estados Unidos recuperarem sua posição na corrida espacial. "Talvez o fruto principal seja voltar a ter uma linha comercial partindo dos EUA. Provavelmente vai se tornar regular, acentuando essa troca de tripulação,equipamento, carga, em conexão com a estação espacial. Uma consequência final seria a revitalzação da estação espacial", afirmou.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

O astrônomo analisa o que dificultaria um lançamento a partir da base de Alcântara, no Maranhão. "Um lançamento aqui implica em várias concessões de geopolítica. Em uma tentativa anterior, por exemplo, os americanos exigiam que uma parte ficasse fechada a cientistas brasileiros para que não houvesse roubo de tecnologia. Haveria uma violação de autonomia de territorialidade brasileira".

O ponto brasileiro, no entanto, apresenta vantagens. "A base de Alcântara é uma das melhores do mundo, pela proximidade com [o trópico do] Equador, o que facilita e economiza combustível. Tem grandes problemas com lançamentos feitos na Flórida, que têm que passar pelo território americano e podem cair em uma cidade", observa.

Lançamento do foguete Falcoln 9 pela NASA e SpaceX

Lançamento do foguete Falcoln 9 pela NASA e SpaceX

Foto: Reprodução / CNN

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 03h01 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 33°

Sex 32°C 24°C
Sáb 34°C 23°C
Dom 31°C 23°C
Seg 34°C 23°C
Ter 33°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras